segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O AVESSO DA CANÇÃO DE LUÍSA SOBRAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 26 de Novembro, Luísa Sobral presenteia-nos com um novo projecto: o podcast ´O Avesso da Canção'. Neste, a autora veste o papel de entrevistadora e leva-nos a conhecer, junto a outros compositores que nos são queridos, variados processos de escrita de canções. Para a primeira temporada podemos contar com 12 episódios, em que se partilha uma conversa que deliciará todos os amantes da arte de escrever canções.

Há algum tempo, a Luísa começou a ouvir podcasts e rapidamente se tornou num formato pelo qual desenvolveu um particular gosto. Aliada a essa descoberta, veio a experiência enquanto compositora que transportava a curiosidade de saber o que existia por detrás de cada canção, desde os processos criativos às histórias que motivavam a sua composição. É assim que se apresenta 'O Avesso da Canção', uma viagem que traça o caminho percorrido do ímpeto à concretização de uma nova canção.

A primeira temporada do podcast conta com 12 episódios e, por isso, 12 convidados. A escolha dos primeiros nomes a entrevistar teve em vista a inclusão de várias gerações, múltiplos géneros e percursos musicais e formas de compor distintas. Desta lista de 12 nomes por desvendar, ficaram ainda muitos por conhecer, o que lança o prenúncio de temporadas vindouras. O primeiro episódio de 'O Avesso da Canção' estará disponível a partir de dia 26 de Novembro em todas as plataformas digitais e no site da Luísa Sobral. Durante 12 quintas-feiras poderemos ouvir mais histórias musicais, contadas num ambiente familiar e bem-humorado, com convidados que fazem parte do nosso imaginário musical.

A imagem de 'O Avesso da Canção' ficou nas mãos de Camila Beirão dos Reis, que já tinha colaborado com Luísa nas ilustrações e design do seu último disco de originais, Rosa.

O que está por trás das canções que gostamos? O que levou o compositor ou o letrista a escrever aquelas palavras que parecem falar de nós? Este podcast pretende ir mais fundo na arte da escrita de canções. Saber o método de criação de cada um dos convidados, o que os inspira, o que os levou até à escrita e várias outras questões que nos vão ajudar a desvendar um pouco dos bastidores desta arte muitas vezes solitária. Sejam bem-vindos ao 'Avesso da canção'. Luísa Sobral

Luísa Sobral é uma das compositoras e cantoras mais importantes da nova geração de músicos portugueses. Estreou-se em 2011 com a edição de The Cherry on My Cake, um álbum bem recebido pelo público e pela crítica. Seguiu-se There’s A Flower In My Bedroom (2013), com convidados como Jamie Cullum, António Zambujo e Mário Laginha, o disco de crianças Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa (2014) e Luísa (2016), que foi gravado em Los Angeles pelo prestigiado produtor norte-americano Joe Henry. Em 2018, editou Rosa, produzido pelo catalão Raul Refree, um álbum delicado assente num registo intimista em que Luísa arriscou novos territórios na composição e arranjos. 'Maria do Mar', 'O Melhor Presente' e o arrebatador dueto com Salvador Sobral em 'Só Um Beijo' são apenas alguns exemplos.

Ao longo dos últimos anos, Luísa tem visto a sua faceta de compositora realçada. Para além de ter composto a canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema 'Amar pelos Dois', interpretado pelo seu irmão, Salvador Sobral, tem escrito regularmente para artistas como Ana Moura, António Zambujo, Marco Rodrigues, Mayra Andrade, Sara Correia, entre outros.

Sem comentários: