quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

SONOSCOPIA APRESENTA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Das Gavetas Nascem Sons / Gustavo Costa, João Ricardo & Ján Solčáni / Grupo Operário do Ruído / Som Desorganizado: Ake Parmerud / Ana Veloso / Anthony Pateras / Francisco Lopéz / Ignaz Schick / Ján Solčáni / José Alberto Gomes / Preto Mate - Pedro Melo Alves, Ricardo Jacinto & Joana Guerra / Richard Barrett / Rui Penha / Sarah Angliss / Sonoscopia 

Dezembro: Mês último, num ano que começou e acaba confuso. No entanto, despedimo-nos de 2020 da melhor maneira e com um considerável número de acontecimentos. É já na próxima sexta-feira, dia 4, a inauguração da exposição "O Palácio - 15 Anos de Arte Contemporânea", que conta com a instalação sonora Das Gavetas Nascem Sons; acontece no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e estará patente até 6 de Março do próximo ano. No dia 6 de Dezembro, Gustavo Costa, João Ricardo e Ján Solčáni apresentarão "Coded Time Signals", uma peça radiofónica sobre sistemas de comunicação invisíveis que será transmitida ao vivo no projecto Eira, uma plataforma rádio,distribuída via internet e FM, em 101.0 MHz a partir da aldeia de São Gregório nas Caldas da Rainha. Eira é um projecto eminentemente laboratorial e de envolvimento comunitário criado pela Osso Colectivo. De regresso ao Porto, no dia 16, o Grupo Operário do Ruído fará a sua apresentação pública no Cinema Passos Manuel. Integrado no Cultura em Expansão, esta criação colaborativa de música desenvolvida pela Sonoscopia ao longo de 2020 esteve aberta à participação de todos, fazendo uso de instrumentos musicais insólitos, aborrecidos, divertidos e de execução adaptada a todos os participantes. Neste instrumentário, denominado "Atlas de Instrumentos Utópicos", onde todos os sons são igualmente importantes e passíveis de serem transformados em música e por qualquer pessoa, segue-se apenas uma regra: ouvir! Até ao final do ano, o eslovaco Ján Solčáni, músico, artista visual e co-fundador da editora Skupina, estará em residência artística na Sonoscopia no âmbito do programa Inresidence, com o apoio da C.M. Porto.

A encerrar o ano na Sonoscopia, temos mais uma edição do Som Desorganizado, um encontro que promove o diálogo e a reflexão sobre a exploração sonora contemporânea. Neste seu terceiro ano, o Som Desorganizado acontecerá em formato digital nos dias 11 e 12 de Dezembro, com a participação de Ake Parmerud, Ana Veloso, Anthony Pateras, Francisco Lopéz, Ignaz Schick, Ján Solčáni, José Alberto Gomes, Preto Mate - Pedro Melo Alves, Ricardo Jacinto & Joana Guerra, Richard Barrett, Rui Penha, Sarah Angliss e Sonoscopia. Serão publicados textos, vídeos, imagens e cinco novas edições, que serão anunciadas em detalhe nos próximos dias!

04 DEZ 2020 - 06 MAR 2021
Das Gavetas Nascem Sons
O Palácio - 15 Anos de Arte Contemporânea (2006/2020)
Guimarães / Centro Cultural Vila Flor
EXPOSIÇÃO

06 DEZ 2020
Gustavo Costa, João Ricardo & Ján Solčáni: Coded Time Signals
Eira #3
São Gregório / Osso Colectivo
CONCERTO / PEÇA RADIOFÓNICA 

11 - 12 DEZ 2020
Som Desorganizado 2020: Ake Parmerud / Ana Veloso / Anthony Pateras / Francisco Lopéz / Ignaz Schick / Ján Solčáni / José Alberto Gomes / Preto Mate - Pedro Melo Alves, Ricardo Jacinto & Joana Guerra / Richard Barrett / Rui Penha / Sarah Angliss / Sonoscopia
Porto / Sonoscopia
ENCONTRO, DIÁLOGOS E REFLEXÕES - FORMATO DIGITAL

16 DEZ 2020
Atlas de Instrumentos Utópicos / Grupo Operário do Ruído Cultura em Expansão
Porto / Passos Manuel
CONCERTO

A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projectos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 700 eventos, criações artísticas, actividades pedagógicas e publicações. Esteve presente em cerca de 20 países europeus, bem como em geografias tão distantes quanto os Estados Unidos, a Colômbia, o Chile, o Líbano, o Japão, a Tunísia ou os Emirados Árabes Unidos. Das suas criações destacam-se os projectos Phonambient, INsono, Phobos - Orquestra Robótica Disfuncional e Phonopticon. Em Portugal, a Sonoscopia é parceira de entidades como a Fábrica das Artes/CCB, o Teatro Nacional São João, a Fundação de Serralves, o Cine‑Teatro Louletano, o GNRation e o Teatro de Ferro. Dispõe ainda de um espaço localizado no Porto, com pequenos estúdios equipados e preparados para a concepção e produção de trabalhos criativos e científicos, residências e apresentações informais, tendo acolhido centenas de artistas de todo o mundo. A Sonoscopia é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura/Direção-Geral das Artes.

Rua da Prelada 33
4250-376 Porto, Portugal

sonoscopia@gmail.com
www.sonoscopia.pt
www.facebook.com/sonoscopia.associacao

Sem comentários: