sábado, 30 de janeiro de 2021

OMIRI COM NOVO SINGLE


“Pedrinhas de Sal” é mais uma viagem de Omiri pelo Património Cultural Imaterial Português, alinhando-o e transformando-o de modo a torná-lo permeável e receptivo à cultura dos nossos dias. À Braguesa e composição de Vasco Ribeiro Casais junta-se um excerto de um tema do cancioneiro alentejano “Ilha dos Vidros” cantado pela promessa do cante Afonso Branco (Viana do Alentejo) assim como o fado da D.Prudênciana (Setúbal), o adufe da D.Amélia Fonseca (Monsanto), os Bombos (St Marta de Portuzelo), as percussões dos Porbatuka (Almada), o ancinho do Pedro Almeida (Guimarães) e as palmas do Grupo Coral Unidade e Paz (Alcáçovas) numa viagem dançante e exótica por um Portugal ainda por descobrir.

Omiri é um dos mais originais projectos de reinvenção da música de raíz portuguesa.

Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espectáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; músicos e paisagens sonoras de todo o país a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo. Não em carne e osso mas em som e imagem, com recolhas de video manipuladas de modo a servir de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.

Omiri é, acima de tudo, remix, a cultura do século XXI, ao misturar num só espectáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias, sincronizando formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana.

Nos ultímos anos Omiri consagrou-se como um projecto internacional, levando toda a portugalidade aos quatro cantos do mundo e actuando nos maiores festivais nacionais e internacionais como a Womex, Reepperbahn, Eurosonic, Rudolstadt, Kaustinen, Viljandi, Dranouter, Live at Heart, Exib Musica, Iminente, WestWay Lab, Med, Artes à Rua entre muitos outros.

Paralelamente também desenvolve projectos especiais com o envolvimento das comunidades locais e direcionados a regiões especificas. "Alentejo vol.I: Évora" é sem dúvida uma obra prima que reintrepreta toda a cultura de uma região.

Vasco Ribeiro Casais:
Video, programações, Braguesa, Cavaquinho, Nyckelharpa, Bouzouki costumizado, Gaitas-de-fole Portuguesas; 

Sem comentários: