quinta-feira, 25 de março de 2021

MAIS UM TEMA DE RUI GAIO



Everyday 35 - Bed in Nightmare Revolved

Bed in nightmare revolved, o everyday 35 de Rui Gaio relembra-nos que os sons que ouvirmos do lado de fora enquanto sonhamos, em ciclos de repetição constante, levam-nos a sonhar com mais força. Não há um significado antes do significado, há apenas uma relação muito forte entre os sons e as imagens que habitamos no sonho. Não sabemos se foi essa a intenção neste everyday repetido que se revolve com a memória, em vislumbres de luz de festas passadas. Será a sua primeira aparição (bed in nighmare) mais terrena e apaziguadora?

Trezentos e sessenta e cinco everydays de Rui Gaio 

Trezentos e sessenta e cinco everydays é um projecto musical audiovisual de Rui Gaio. Numa frenética odisseia criativa, a experiência do quotidiano é convertida em peças musicais, combinada com imagens em movimento e imediatamente publicada num canal de youtube. Tendo como base o piano e sintetizadores, estas peças designadas de everydays vão-se avolumando até completar o objetivo utópico de alcançar o número 365.

Até agora, Rui Gaio lançou 35 peças, algumas delas com colaborações como é o caso de Bia Maria na voz, André Matos Cardoso e Jéssica Baptista na realização cinematográfica.

O processo criativo é dinâmico e a qualquer momento pode ser lançado mais um everyday no canal de youtube: http://www.youtube.com/ruimgaio

Rui Gaio continuará a surpreender publicando periodicamente novas peças sem aviso prévio.

Rui Gaio, residente em Lisboa, estudou no Conservatório Regional de Tomar, a sua cidade natal.  É um dos elementos fundadores do projecto Peltzer.

Começou a compor aos 12 anos, ao piano. Profundamente atento aos sons que o rodeiam, recria ambientes e objetos sonoros musicais com os sintetizadores com que convive diariamente e mistura-os com o piano. Mais recentemente acolheu a imagem em movimento como componente das suas criações, combinando pequenos momentos visuais com a sua música e publicando-as enquanto peças audiovisuais musicais, os everydays. O projecto pode ser observado no canal de youtube do autor em http://www.youtube.com/ruimgaio
 
 

Sem comentários: