sexta-feira, 26 de março de 2021

MOULLINEX DE REGRESSO AOS PALCOS






















"Ngoma Nwana” é o novo single de Moullinex que conta com a voz de Selma Uamusse. O tão aguardado novo álbum de Luís Clara Gomes, chega a 30 de abril e já são conhecidas as datas de apresentação ao vivo em Lisboa e no Porto. “Requiem for Empathy” chega aos palcos a 4 de Junho, na Culturgest, e a 9 de Junho, na Casa da Música.

É com o novo single “Ngoma Nwana” que terminamos a jornada até ao lançamento do altamente antecipado álbum de Moullinex, “Requiem for Empathy”. Esta é a última peça do puzzle que faltava para completar uma das obras mais marcantes do produtor com data de estreia no dia 30 de Abril. Cantado em Changana pela sublime voz de Selma Uamusse, a artista explora as suas raízes moçambicanas nos ritmos e nas letras em língua nativa, juntamente com instrumentos tradicionais como a timbila e a mbira, misturados com o mundo electrónico de Moullinex. Esta nova faixa comemora a longa relação, tanto profissional como de amizade, entre os dois artistas ao unirem forças numa faixa memorável e hipnotizante, com tanto de ancestralidade como de inovadora, já tocada ao vivo numa recepção arrebatadora do público num dos poucos espetáculos que puderam fazer no ano passado.

A colaboração com Selma Uamusse neste novo single antecede o quarto álbum de Luís Clara Gomes. A artista moçambicana vive em Portugal desde 1988 e, desde os seus 18 anos de idade que canta profissionalmente com influências desde o gospel, o rock, o soul até ao afrobeat e jazz. Depois de “Running in the Dark” e “Inner Child”, com a colaboração de GPU Panic, “Ven” com Ekstra Bonus e “Minina di Céu” com Sara Tavares, é um trabalho que, para além de todas as colaborações já anunciadas, conta ainda com Afonso Cabral, numa combinação de artistas que redefinem a cena musical de Lisboa, ao se conectarem com múltiplas expressões culturais onde a capital portuguesa é naturalmente o seu ponto de encontro.

Lisboa e Porto serão os primeiros palcos a celebrarem “Requiem for Empathy”, já com datas marcadas para o dia 4 de Junho na Culturgest e 9 de Junho na Casa da Música, respectivamente. O novo álbum de Moullinex é ainda acompanhado de uma capa de Bráulio Amado, num jogo de sombras tanto na fotografia como na arte 3D e ainda enriquecido com a mistura de David Wrench (Caribou, Frank Ocean, The XX). Os três singles antecessores contam ainda com remixes do “disco-don” de LA, Poolside, o maestro inglês Seb Wildblood e ainda do conceituado produtor Patrice Bäumel.

O single “Ngoma Nwana” fica disponível nas plataformas digitais habituais e encaminha-nos para o novo álbum de Moullinex, um disco também disponível para pré-reserva em formato vinil e que nos levará até às pistas de dança por uma viagem de introspecção contemplativa.

Sem comentários: