terça-feira, 29 de junho de 2021

NOVO VÍDEO DE MOULLINEX


Depois do sucesso do lançamento do álbum “Requiem for Empathy” e a sua apresentação esgotada tanto em Lisboa como no Porto, Moullinex desvenda agora o vídeo de um dos temas mais escutados do álbum, guiado pela voz de GPU Panic. O videoclipe de “Inner Child” é captado por Daniel Soares, num enredo sénior e um regresso à juventude.

Moullinex não se ficou apenas pelo lançamento do álbum, e volta a surpreender com o lançamento do vídeo para “Inner Child”, um dos mais celebrados singles de “Requiem for Empathy”. É através da voz de GPU Panic que este tema tanto vive numa pista de dança como nos proporciona uma introspecção profunda ao ser ouvida nos auscultadores. É nesta dualidade que o vídeo de Daniel Soares se apoia, onde três personagens seniores revivem a sua juventude.

“Escrevi o guião para este videoclipe há um ano atrás, mas filmar com septuagenários e octogenários durante uma pandemia trouxe alguns desafios, e por isso adiamos até que as vacinas chegassem e pudéssemos ter a certeza de que beijar estranhos seria seguro novamente. O processo de seleção do elenco também foi demorado pois estávamos à procura de três atores bem específicos. Admiro a música de Moullinex e quando ouvi “Inner Child” as imagens para o vídeo surgiram automaticamente na minha cabeça. Defendo a ideia de que não se faz um filme, o filme já existe e nós só o temos de encontrar e refinar as ideias. Através do elenco, do reconhecimento, dos ensaios, descobri mais do que a história realmente poderia ser. Foi tudo um processo muito orgânico.” - conta Daniel Soares, fotógrafo e videógrafo português que cresceu na Alemanha e que vive atualmente em Nova Iorque. O seu trabalho é reconhecido pelos visuais cinematográficos fortes e narrativas honestas que capturam as nuances da vida real e a bela melancolia da humanidade. Já passou pelo International Center of Photography e já ganhou vários prémios internacionais como o “Young Guns”, em 2017 - prémio concedido pelo Art Directors Club de Nova Iorque em reconhecimento da “vanguarda dos profissionais criativos com menos de 30 anos”. A sua mais recente curta metragem “O QUE RESTA” tem data de estreia para o final de 2021.

O longo processo criativo pelo qual o vídeo passou, acabou por captar perfeitamente a essência visual da música. Inspirado na repetitividade de “Jeanne Dielman” de Chantal Akerman, nos personagens de Aki Kaurismäki e nas cores de Almodóvar, o vídeo quis contornar a energia da música com planos quase imóveis. “A música deixou-nos confortáveis para não mover a câmera com o objectivo de nos conectarmos com as três belas personagens do vídeo” explica Daniel.

Daniel Soares junta-se assim à lista de generosas colaborações que fizeram parte de todo o processo criativo até ao lançamento do álbum. Com uma capa de Bráulio Amado, num jogo de sombras, tanto na fotografia, como na arte 3D, o disco é também enriquecido com a mistura de David Wrench (Caribou, Frank Ocean, The XX). Este videoclipe de tirar o fôlego, já está disponível no YouTube e acrescenta o fator visual que faltava à faixa, ao explorar as múltiplas facetas da música e voltando a apresentá-la ao mundo de uma forma verdadeiramente maravilhosa.

Sem comentários: