domingo, 27 de junho de 2021

THE JEGGAS VENCEM FESTIVAL METAMORFSE


















Num programa emocionante, com as várias pontuações parciais (pico de visualizações dos programas em direto, pico das visualizações até uma semana depois das atuações, votações do público na página do Festival e votos do júri) sucessivamente disponibilizadas, houve suspense até ao final: a banda de Lisboa ganhou a M1ndFull, por três pontos. O terceiro lugar foi atribuído a Rosa Luxemburgo.

Ao longo de sete semanas, entre 8 de maio e 19 de junho, o Festival Metamorfose, uma organização da Associação Asas à Imaginação, que conta com os apoios do Intermarché Condeixa-Mealhada-Taveiro e dos municípios de Coimbra e Condeixa-a-Nova, promoveu as atuações em direto de Duarte Papel, Fugue, M1ndFull, Rara, Rosa Luxemburgo, Terminal e The Jeggas. Tivemos regressos aos palcos e estreias, vários estilos e muitas músicas originais. Foram sete semanas em que projetos que esperavam uma oportunidade e bandas que tiveram os seus planos interrompidos pela pandemia, tiveram "palco" nos estúdios da Academia de Música de Coimbra, situados em Condeixa-a-Nova.

A adesão a este projeto voltou a ultrapassar as expectativas da organização, com números impressionantes: os programas semanais, disponibilizados no Facebook e Youtube, foram visualizados 244 921 minutos (o equivalente a 4 082 horas); durante as emissões em direto, o total dos picos de visualização foi de 1024 pessoas a assistirem, e foram registados 2 188 votos individuais (de IPs diferentes) em festivalmetamorfose.com A estes números juntou-se a pontuação do júri (constituído por Carlos Gago, Katia Guerreiro, Manuel Rocha e Tiago Nogueira) que já tinha feito a escolha dos concorrentes a partir das 82 candidaturas apresentadas.

Ontem, 26 de junho, sábado, às 21h30, o último programa da primeira edição do Festival , reuniu todos os participantes e teve a presença de dois elementos do júri (Carlos Gago e Manuel Rocha) para o anúncio em direto dos projetos vencedores, que vão receber prémios monetários no valor total de 3.000 euros.

O resultado final alinhou os concorrentes da seguinte forma: The Jeggas (24 pontos), M1ndFull (21 pontos), Rosa Luxemburgo (19 pontos), Terminal (15 pontos), Duarte Papel (14 pontos), Fugue (11 pontos) e Rara (9 pontos).

Pedro Ferreira, criador e diretor do Festival, considera que se confirmou a necessidade do surgimento de uma iniciativa inédita para divulgar, promover e apoiar projetos musicais, dar oportunidade a projetos emergentes/inéditos e criar pontes entre o público e a arte e a música em particular num contexto tão singular. "Transformação foi a palavra ordem e o balanço não poderia ser mais positivo", indica Pedro Ferreira que salienta os "milhares que assistiram aos episódios ao longo de dois meses, bem como os votos ao longo dos quatro dias de votação destinado ao público". "Números que surpreendem e que convidam à continuidade do projeto", conclui o responsável.

Os sete programas estão disponíveis no Facebook e Youtube.

Sem comentários: