terça-feira, 27 de julho de 2021

RUI GAIO APRESENTA DISCO "365 EVERYDAYS"






















365 everydays no Bandcamp
https://ruigaio.bandcamp.com

“Não se lançam discos numa altura do ano em que muitas pessoas já se desligaram para férias e muito menos num formato sem duração fechada.”. Mas tem sido assim, sem aviso prévio, que Rui Gaio tem materializado quotidianos a cada nova peça, expandido o universo musical audiovisual que inventou e designou de everydays.

Embora o youtube seja a base escolhida para este projecto, impôs-se agora disponibilizar a música de cada um dos everydays nas plataformas digitais especializadas. O Bandcamp foi a primeira opção para “365 everydays”, porque lá um álbum pode ser lançado numa determinada data e depois ir crescendo em número de faixas. Sugere-se assim a designação X.P. (eXpanding Play) para o formato de um disco que se estreia agora com 42 faixas mas que se espera que venha a crescer bastante

A caminho de Viseu

A estreia ao vivo dos trezentos e sessenta e cinco everydays de Rui Gaio esteve para acontecer em meados de Julho em Viseu, mas a pandemia cancelou-a. Ficou para sempre "a caminho de Viseu" o everyday 41, uma viagem por entre botões multicoloridos.

More real than I am

Num qualquer Natal antes da pandemia, as luzes dos carros e da publicidade entraram pela câmara adentro e dançaram para esta música. A voz e as imagens só se juntaram neste verão de 2021 para o everyday 42, fechando o alinhamento inicial de "365 everydays".

Trezentos e sessenta e cinco everydays de Rui Gaio

Trezentos e sessenta e cinco everydays é um projecto musical audiovisual de Rui Gaio. Numa frenética odisseia criativa, a experiência do quotidiano é convertida em peças musicais, combinada com imagens em movimento e imediatamente publicada num canal de youtube. Tendo como base o piano e sintetizadores, estas peças designadas de everydays vão-se avolumando até completar o utópico número 365.

Até agora, Rui Gaio lançou 42 peças, algumas delas com colaborações. O processo criativo é dinâmico e a qualquer momento pode ser lançado mais um everyday no canal de youtube: http://www.youtube.com/ruimgaio e no seu disco "365 everydays" em formato X.P. (eXpanding Play) do Bandcamp.

Rui Gaio, residente em Lisboa, estudou no Conservatório Regional de Tomar, a sua cidade natal. É um dos elementos fundadores do projecto Peltzer.

Começou a compor aos 12 anos, ao piano. Profundamente atento aos sons que o rodeiam, recria ambientes e objetos sonoros musicais com os sintetizadores com que convive diariamente e mistura-os com o piano. Mais recentemente acolheu a imagem em movimento como componente das suas criações, combinando pequenos momentos visuais com a sua música e publicando-as enquanto peças audiovisuais musicais, os everydays. O projecto pode ser observado no canal de youtube do autor em http://www.youtube.com/ruimgaio

Rede
http://www.youtube.com/ruimgaio
http://ruigaio.bandcamp.com

https://www.facebook.com/365everydays
https://www.instagram.com/ruimgaio/



Sem comentários: