terça-feira, 24 de agosto de 2021

MIGUEL ÂNGELO QUARTETO APRESENTA A DIGRESSÃO “DANÇA DOS DESASTRADOS”


 













Depois do lançamento do álbum “Dança dos Desastrados” em Junho, Miguel Ângelo Quarteto sobe a vários palcos nacionais e internacionais na digressão com o mesmo nome.

O álbum que tem sido aclamado pela crítica vai ser apresentado já no dia 27 de Agosto no evento da Porta-Jazz ao Relento, inserido na Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal; segue depois para Fiães, em Santa Maria da Feira dia 5 de Setembro. Um concerto que surgiu de uma iniciativa do músico de apresentar o álbum na sua terra natal e que graças ao programa Garantir Cultura vai acontecer num dos locais mais emblemáticos de Fiães, o “Monte das Pedreiras”. Este concerto conta também com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, da Junta de Freguesia de Fiães e do Círculo de Defesa do Património e Ação Cultural de Fiães.

A digressão “Dança dos Desastrados” continua em Outubro com um concerto no dia 2 em Sevilha no XV Festival Soberao Jazz; dia 3 sobem ao palco do Clube de Tavira; a 5 de Outubro vão estar em Setúbal na Associação Musical Capricho Setubalense; no dia 6 vão até Lisboa, à cooperativa artística Penha Sco, através da Robalo (editora independente de jazz criativo); no dia 10 de Outubro vão estar em Paredes de Coura no Ciclo de Polinização.

A digressão conta com o apoio do Programa Garantir Cultura.

Miguel Ângelo Quarteto é um projeto conceituado com músicos de excelência, desde João Guimarães no saxofone alto, Joaquim Rodrigues no piano, Marcos Cavaleiro ou Mário Costa na bateria e Miguel Ângelo no contrabaixo e composição.

O músico conta com uma carreira bastante consolidada no panorama nacional do jazz: em 2016 o álbum “A Vida de X” foi considerado pela revista Jazz.pt, pelo crítico Phil Barnes, na revista All About Jazz e por vários críticos nacionais como um dos melhores discos de Jazz de 2016.

Este ano o álbum “Dança dos Desastrados” foi considerado pela plataforma Bandcamp, um dos melhores dos últimos meses. O crítico Dave Sumner descreve o disco desta forma “Na Dança dos Desastrados, cada nota, cada batida tem uma perspetiva melódica em mente. Isso não é novidade para Miguel Ângelo. O baixista tem o talento de estabelecer diálogos épicos com base na força e fluência das suas declarações melódicas”.

“Dança dos Desastrados” é um álbum baseado em possíveis danças tradicionais, reais ou imaginárias. Esta é a proposta do Quarteto para escutar, sentir e dançar, mesmo para os mais “desastrados”.

 

Sem comentários: