sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

THIS PINGUIN CAN FLY EDITAM DISCO


 












‘For All Our Hopes. For All Our Dreams’ é o terceiro trabalho discográfico do power trio de Guimarães/Braga, This Penguin Can Fly. Depois de já terem mostrado o primeiro avanço deste disco com o single Blind Lights, onde se vislumbram as novas nuances e caminhos sonoros do grupo, o trio edita, agora, o longa-duração composto por 8 temas.

O título do álbum explica a intenção: os desejos, as virtudes, as esperanças e os sonhos, as cores e a emancipação do próprio ser. This Penguin Can Fly largam, finalmente, das amarras do post-rock tradicional e dão espaço às vocalizações, aos convidados, às influências, aos teclados e aos ritmos menos convenientes da sua zona de conforto.

‘For All Our Hopes. For All Our Dreams’ é um guia emocional e espiritual, de cor e de libertação. Existe rasgo, raiva, saudade, melancolia, prazer, festa, amargura, medo, alegria e esperança; esperança de que tudo estará cá no fim, feita a viagem, ao regressarmos às nossas casas. É uma transformação feita com peso e medida que deambula entre a dicotomia luz/sombra. Afinal, são os sonhos e esperanças que se propuseram a musicar. É dar corpo ao infinito, é dar forma ao éter das coisas. É transformar o invisível no maior clarão das nossas vidas.

Com participações especiais de Claiana e Homem em Catarse, ‘For All Our Hopes. For All Our Dreams’ ganha essa dimensão onde instrumental e voz coabitam no mesmo espaço.

‘Viemos ao Mar (Crer em Regressar)’, tema que fecha o disco e composto em parceria com Afonso Dorido - Homem em Catarse - é também mostrado como segundo single de todo o trabalho. “Crer que há ir e voltar” é o mote para um tema que nos fala sobre o medo da perda, sobre essa viagem que não terá vinda; só ida. O medo é o primeiro passo para a coragem e daí conhecemos a esperança. O sonho mora logo ali ao lado.

É preciso voar, é preciso crer, é preciso voltar. É preciso sonhar. Alimentemos esse balão, então.

Sem comentários: