sexta-feira, 18 de março de 2022

MANÉ FERNANDES COM NOVO DISCO
















Hoje, 18 de Março de 2022 nasce "ENTER THE sQUIGG", o mais recente albúm de Mané Fernandes, desenvolvido nos últimos 4 anos como residente em Copenhaga.

Esta proposta musical parte de certos parâmetros estéticos do mundo do Hip Hop e da Electrónica e torce-os, manipulando-os com toda a liberdade e curiosidade de um improvisador do jazz, utilizando recursos de produção electrónica sem pudor.

Uma estética "pós-Beat" onde parâmetros são esticados, regras estabelecidas e rapidamente quebradas. Venera-se a criatividade e brinca-se à transcendência.

O disco, editado pela editora Clean Feed Records, já se encontra disponível em todas as plataformas como o Spotify ou o Bandcamp.

O guitarrista portuense faz a sua afirmação decisiva na carreira de compositor com este álbum. Cada movimento feito anteriormente, marcado por um estilo rítmico único, conduziu a “ENTER THE sQUIGG”, um tratado sobre ritmo e sua relação com harmonia e melodia, alimentado pelas muitas 'músicas' da tradição afro-americana.

Mané Fernandes estudou com Petter Eldh, via RMC (Copenhaga), e através das visões rítmicas deste contrabaixista e produtor, do estudo aprofundado da pesquisa de Malcolm Braff, desenvolveu o que ele chama de “Estética pós-beat”.

Este lançamento resulta directamente de ambas influências, cruza-as e mistura a personalidade musical de Fernandes às descobertas pulsantes feitas, mantendo aqui e ali o ouvido a outras referências - por exemplo, a Flying Lotus, Busta Rhymes ou John Coltrane.

A música foi gravada ao vivo e a pós-produção em estúdio, utilizada como ferramenta criativa; todos os materiais sonoros foram manipulados e recompostos.

Um presente especial para todos os fanáticos do beat que andam por aí.

Créditos:
Mané Fernandes - Composição, Co-produção, Guitarra, baixo eléctrico, percussões adicionais e voz
Luca Curcio - Co-produção, Contrabaixo, bandolim adicional
Simon Albertsen - Bateria
José Soares - saxofone alto
José Diogo Martins - Sintetizador e piano
João Barradas - Acordeão Synth
Flavia Huarachi - Flauta adicional
José Diogo Neves - Mix & Masterização
Grischa Lichtenberger - Artwork
Travassos - Design Gráfico
Daniel Oxenhandler - Vídeo
Raphael Gimenes Carvalho - Fotografia

https://www.manefernandes.com/

Sem comentários: