segunda-feira, 28 de março de 2022

REDOMA APRESENTAM EP NO PORTO

 




















A 14 de abril, redoma e zé menos, partilham o palco do Maus Hábitos, no Porto, para a primeira noite de apresentação do EP “parte”. Dois projetos de de tom rap experimental, poético e confessional, esteticamente próximos entre si, sendo que zé menos foi o responsável pela gravação, mistura e masterização do EP das redoma, e em 2019 lançou o álbum “o chão do parque”, disco que mereceu elogios por parte da crítica especializada (Ípsilon, ReB) e que foi destacado nos melhores álbuns do ano para o Rimas e Batidas.

O cartaz do evento é da autoria de Diana Gil, também responsável pelo design desenvolvido para a edição de redoma. A foto é da autoria de Vanessa Rosa.

Abertura de portas: 21h

Concertos: 21h30

+info e compra de bilhetes

redoma é uma nova dupla feminina do Porto, assinada por Carolina Viana (cantora e rapper) e por Joana Rodrigues (produtora). Seguindo ambas os seus percursos académicos na música, conhecem-se durante a licenciatura, em 2017, na ESMAE. Ao longo de 2020 e 2021, encontraram na criação do EP “parte” uma forma única de comunicarem entre si e no espaço que habitam. Um manifesto existencialista caracterizado pela sonoridade rap de ritmo desconstruído e poético.

“parte é uma estreia tão auspiciosa quanto inesperada já que nesta era da Internet em que toda a gente expõe, passo a passo, os produtos da sua criatividade, nenhum sinal prévio nos foi oferecido que permitisse antever o que agora se materializa. Uma tranquila, refinada e altamente personalizada visão de uma música que ainda tem pulso hip hop, que aceita ecos semi-fragmentados de alguma moderna electrónica lo-fi e de um jazz longínquo e que poética e verbalmente parece buscar os seus azimutes entre algum rap mais confessional, uma clássica escola de spoken word e a timidez sussurrante de alguma folktrónica. Tudo junto rende algo que não é assim tão comum nestas partes, devidamente protegido por uma redoma que é tão natural no seu delicado brilho quanto conceptual na forma como foi gizada.” - texto de Rui Miguel Abreu (crítica assinada no site ReB)

O disco de redoma foi lançado a 18 de março pela Biruta Records, com edições físicas limitadas em Digipack CD e em Cassete Rosa, sendo esta última personalizada e numerada pela dupla. 15% das vendas reverte para a ENCONTRAR+SE, associação para a promoção da saúde mental.

Sem comentários: