segunda-feira, 27 de junho de 2022

NOVO DISCO DE HÉLDER BRUNO



Hélder Bruno tem desenvolvido uma atividade eclética. Para além de musicólogo (doutorado em música – na especialidade de etnomusicologia pela Universidade de Aveiro), compositor, pianista e produtor musical e fonográfico é consultor sénior, perito em gestão e inovação em indústrias culturais e criativas.

"Under a Water Sky" é o seu segundo álbum (compositor, pianista e musicólogo).

Vincando ainda mais a sua identidade estética musical, que podemos enquadrar numa linha neo clássica e também de crossover, Hélder Bruno afirma-se, em definitivo, como detentor de uma personalidade estética única no panorama musical português.

A música do álbum Under a Water Sky expõe-se, de forma discreta e sem imposições, de modo arrojado e sofisticado, sem perder no entanto complexidade, densidade, força e identidade. As influências percebem-se claramente, numa simbiose que vai do barroco ao jazz e do pop-rock à world music, incluindo diversos elementos eletrónicos.

Under a Water Sky (Sob um céu de água) é a ilusão que consiste em percepcionar o céu como a continuação da própria água; o fenómeno no qual entre a superfície de água e o céu não se distinguem diferenças. É sob este céu de água que vive a narrativa que Hélder Bruno pretendeu criar neste álbum.

Para além da estética musical definida e que o distingue, é também de referir a abordagem que Hélder Bruno optou por seguir para este segundo álbum: Under a Water Sky apresenta uma narrativa; um conto em dez capítulos/dez temas que, no entanto, poderão ser “lidos” ou escutados isoladamente. Um conto com estórias lá dentro. Uma verdadeira viagem interior... talvez a viagem mais livre e verdadeira. A viagem dos impossíveis.

Há ainda a destacar as colaborações de relevo com que Hélder Bruno se rodeou para este registo:
Maria João no tema «Land, red and warm» para o qual escreveu também a letra em Changana (uma língua moçambicana), Sérgio Carolino na tuba no tema «Holy Storm», Marito Marques nas percussões, O Gajo na viola campaniça em «The White Witch of the Seas», Vasco Casais (Omiri, Seiva) na nyckelharpa em «The Sailor, the Mermaid and the Sea» e Carlos Martins (Rato) na voz em «Rosa». As vozes líricas são de Mafalda Camilo e Ana Rosa e o quinteto de cordas é constituído por Maria Kagan (violino), Tünde Hadady (violino), Rogério Monteiro (viola d’arco), Feodor Kolpashnikov (violoncelo) e Miguel Falcão (contrabaixo).

Under a Water Sky conta com o apoio do programa “Garantir Cultura” e foi gravado no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, entre outubro e dezembro de 2021, por GonçaloRui Santos. A eletrónica, a mistura e a masterização foram realizadas por Gonçalo Rui Santos, Miguel Sêco e Hélder Bruno.

Sem comentários: