sexta-feira, 26 de agosto de 2022

LISBON POETRY ORCHESTRA COM NOVIDADES
















"Os Surrealistas", é o novo trabalho do coletivo de música e poesia Lisbon Poetry Orchestra. O lançamento está marcado para a Feira do Livro do Porto, no próximo domingo dia 28 de agosto 2022, pelas 20h00, nos Jardins do Palácio de Cristal. A partir de dia 29 de agosto "Os Surrealistas" estará disponível nas lojas. Dia 17 de setembro há apresentação no Castelo de São Jorge em Lisboa.

“Os Surrealistas”, uma edição com a chancela Cidade Nua, é dedicado a um grupo de artistas e poetas que, num Portugal cinzento, percebeu a urgência da liberdade. É a partir do legado deste movimento artístico que a LPO vai buscar a matéria para a construção de um disco que é também uma viagem pela obra de alguns dos seus mais ilustres representantes: Alexandre O’Neill, António José Forte, António Maria Lisboa, Carlos Eurico da Costa, Fernando Lemos, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Pedro Oom.

A Lisbon Poetry Orchestra é composta por Alexandre Cortez (baixo), André Gago (voz), Filipe Valentim (teclados), José Anjos (voz), Luís Bastos (sax e clarinete), Mário Santos (bateria), Miguel Borges (voz), Nuno Miguel Guedes (voz), Paula Cortes (voz) e Sérgio Costa (guitarra).

Lisbon Poetry Orchestra: Os Surrealistas

“ENTRE NÓS E A PALAVRA, O NOSSO DEVER FALAR”

A palavra é e será sempre o ponto de partida da Lisbon Poetry Orchestra (LPO), um colectivo multidisciplinar e de geometria variável, a começar no seu processo criativo e a terminar nos convidados que completam cada intervenção deste projecto. É assim desde 2015, altura em que cinco músicos se juntaram numa das célebres noites dos Poetas do Povo, ao Cais do Sodré. A partir dessa sessão improvisada ficou decidida uma declaração de intenções: levar a palavra poética de forma próxima com a colaboração da música, de uma forma una e adaptada a cada palavra.

Em 2017, depois de vários concertos onde a aceitação do público criou ainda maior incentivo, a LPO lançou o seu primeiro manifesto: o livro-disco Poetas Portugueses de Agora (ed. Abysmo), onde através de uma ambiciosa vontade juntou várias novíssimas vozes poéticas para em conjunto ser criado um objecto que em concerto levava ao máximo tudo o que foi sonhado.

E agora, depois de tantos concertos, de tantas salas, de tantas colaborações com músicos, poetas e orquestras, a Lisbon Poetry Orchestra chega a Os Surrealistas: um disco, um livro- objecto de arte e um espectáculo que resume tudo isso. Este património de liberdade através da palavra que o grupo surrealista português simboliza encaixa na perfeição em tudo o que a LPO acredita: provocação, deslumbre, subversão e respeito simultâneo. Foram convocados para esta nova viagem poetas como Cesariny, António José Forte, Alexandre O’Neill, Fernando Lemos e mais. O resultado final, aquele que se pode ter entre mãos, é outro objecto de arte perene, com disco, poemas, pinturas de João Alves e fotografias de Vitorino Coragem, desta vez editado pela chancela Cidade Nua, albergada pela associação cultural A Palavra. Mas houve mais cúmplices que alegremente saltaram a bordo: A Garota Não, Adolfo Luxúria Canibal e Tó Trips – unidos pela visão indispensável da produção de Fred Ferreira. E estará disponível já neste Agosto.

Tudo isto – e é tanto – se torna ainda mais verdade em cima de um palco. A poesia é entregada com alegria, força e crença, de forma informal e sedutora a quem a quiser ver e ouvir. É este o segredo da Lisbon Poetry Orchestra. E quem puder assistir perceberá que “entre nós e as palavras” há tudo o que nos une e pouco do que nos separa.

https://lisbonpoetryorchestra.com/

Sem comentários: