terça-feira, 2 de agosto de 2022

QUINTA EDIÇÃO DO VAI-M'À BANDA










O Vai-m’à Banda volta a trocar os palcos convencionais pelas tascas e a juntá-las à música na sua 5ª edição, que acontece no dia 27 de agosto, em algumas das tascas mais emblemáticas da cidade de Guimarães. Bonga, Fumo Ninja, DJ Marfox, Tomás Wallenstein, April Marmara e DJ Quesadilla são as bandas e os artistas que marcam presença este ano.

O evento é gratuito. As pulseiras que darão acesso ao teleférico entre Guimarães e a Montanha da Penha são distribuídas a partir das 15:00, na Tasca Expresso, e têm um número limitado. A viagem tem um custo de 1,50€ e o regresso à cidade terá de ser feito até antes das 19:30, hora de encerramento do teleférico.

O encontro à mesa, a música, a preservação de espaços emblemáticos como as tascas de Guimarães, são tudo características do Vai-m’à Banda. O regresso a uma edição livre de restrições faz-se este ano na Tasca Expresso, na Casa do Ermitão, nos Amigos da Penha e no Largo do Trovador nas tascas Tio Júlio e Taberna do Trovador.

Dj Quesadilla, figura incontornável do panorama underground português, inaugura com um set a 5ª edição do Vai-m’à Banda, pelas 15:00, na Tasca Expresso.

April Marmara é Beatriz Diniz e a artista que irá passar pela Casa do Ermitão, às 16:30. A cantora e compositora portuguesa estreou-se em 2018 com o seu primeiro LP, New Home e, desde então, tem continuado o trabalho com inúmeras atuações ao vivo mantendo um registo marcado pelo folk.

Vocalista, guitarrista e letrista da banda Capitão Fausto, Tomás Wallenstein marca presença na Adega Amigos da Penha, para um concerto, às 17:30.

A partir das 22:00, o ponto de encontro é no Largo do Trovador, nas tascas Tio Júlio e Taberna do Trovador, ao som de Fumo Ninja, Bonga e Dj Marfox. Fumo Ninja, os agentes secretos já conhecidos do Vai-m’à Banda, regressam no ano de lançamento do álbum Olhos de Cetim. Uma estreia de Norberto Lobo, Ricardo Martins, Leonor Arnaut, Raquel Pimpão em conjunto num disco marcado por um imaginário onírico.

Referência incontornável da música e da cultura angolana, Bonga traz a alegria dos ritmos do Semba ao Largo Trovador, pelas 23:00, acompanhado por uma banda composta por guitarrista, baixista, acordeonista e baterista.

A fechar a 5ª edição do Vai-m’à Banda estará o DJ Marfox, às 00:00. Do percurso profissional de Marlon Quintas dos Santos e Silva destaca-se o rol de remisturas com tUnE-yArDs, Capicua, Panda Bear, Elza Soares, Fever Ray, entre outros, assim como a participação enquanto autor convidado para o Festival da Canção 2022, com o tema Dégrá.dê, interpretado por Pongo e Tristany.

O evento tem início às 15:00 de sábado na Tasca Expresso, onde serão distribuídas pulseiras - gratuitas - que darão acesso à viagem de teleférico para a Montanha da Penha por apenas 1,50€. O número de pulseiras é limitado pelo que se recomenda pontualidade na chegada. O regresso à cidade de Guimarães terá de ser feito até antes das 19:30, hora de encerramento do teleférico.

Programa:

Tasca Expresso
15:00 DJ Quesadilla

Casa do Ermitão
16:30 April Marmara

Amigos da Penha
17:30 Tomás Wallenstein

Largo do Trovador
22h Fumo Ninja
23h Bonga
00h DJ Marfox

Sem comentários: