sexta-feira, 28 de outubro de 2022

MARCO SANTOS APRESENTA VÍDEO CLIP


 
















Marco Santos é compositor, músico multi-instrumentista tendo a bateria e percussão como o seu instrumento principal. A celebrar já vinte anos de carreira, os últimos catorze foram passados entre Portugal e a Holanda, onde criou a United Art Movement e um festival anual onde promove a união de várias formas de arte. Lançou vários álbuns em nome próprio, elogiados pela crítica e pelo público e tem colaborado com vários artistas do panorama nacional e internacional, no âmbito da música, dança e teatro.

A 10 de Outubro lançou o álbum "Evocations" pela sua label UartM Records nos formatos digital, CD e Vinil, que está a ser apresentado numa digressão por várias salas nacionais.

"To create anew, especially by means of the imagination, to give rise to words that evoked a smile.

Evocations conta com 7 composições autorais, gravadas à distância durante a pandemia em 2020 e tem cerca de 25 artistas envolvidos. Neste novo disco, onde Marco Santos gravou piano, voz e electrónica, cada tema conta com a participação especial de um músico convidado: João Frade - acordeão (PT), Diogo Duque - trompete (PT), Martin Sued - bandoneon (AR), Vasilis Stefanopoulos - contrabaixo & eletrónica (GR), Sinan Arat - voice & ney (TUR) e Rose Nocturne - poesia (NL). Cada música é acompanhada por um videoclipe criado por um artista visual diferente: Ruben de Kemp (NL), Filipe Pereira (PT), Maria Joana Figueiredo (PT), Filipe Correia (PT), Paulo Morais (PT) e Kátia Sá (PT).

“Grace” é o segundo videoclipe de apresentação deste disco e foi criado por Ruben de Kemp, artista visual holandês que colabora, há vários anos, com Marco no Festival United Art Movement.

A composição musical é de Marco Santos, que interpreta o piano, electrónica, kalimba e voz e conta com a participação especial de Vasilis Stefanopoulos no contrabaixo e electrónica. Músico de renome internacional com base entre a Holanda e a Grécia, onde nasceu, Stefanopoulos tem atuado com inúmeros músicos pelo mundo em projectos na área do Jazz, música improvisada e outros.

“Grace é uma evocação que questiona e chama a atenção à rotina que a vida nos propõe ou impõe neste tempo tão intemporal. O axioma que é este ritmo de um tempo que não para, daí o ostinato do batimento que surge na música que começa e se mantém até ao fim.

E muitas vezes sem nos questionarmos simplesmente vamos e somos levados… numa direção que promove o ter, e não o ser. Promove a imagem e a procura externa a si mesmo, preocupada com a elegância de uma foto…

E se os olhos olhassem para dentro? E se toda a necessidade do ser humano fosse toda ela interna? Abençoada pela gratidão! E se….”

Marco Santos

Na digressão de apresentação de “Evocations”, Marco Santos (bateria e eletrónica), Carlos Garcia (piano) e Catarina Rodrigues (sintetizadores) são acompanhados pela projecção visual dos short-films realizados para os sete temas do disco.

O espectáculo está a ser apresentado em várias salas nacionais:

- dia 28 de Outubro - Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
- dia 25 de Novembro - República 14, Olhão
- dia 26 de Novembro, - Ria Inquieta, Tavira
- dia 27 de Novembro - Clube Farense, Faro
- dia 2 de Dezembro - Montemor-O-Novo
- dia 3 de Dezembro - Salão Brazil, Coimbra
- dia 7 de Dezembro - Hot Clube de Portugal, Lisboa
- dia 9 de Dezembro - Pombal

Sem comentários: