terça-feira, 29 de novembro de 2022

NOVO CLIP DE MARCO SANTOS


Marco Santos celebra já vinte anos de carreira: é compositor, músico multi-instrumentista, tendo a bateria e percussão como o seu instrumento principal.

A 10 de Outubro lançou o álbum Evocations pela sua label UartM Records que está a ser apresentado numa digressão por várias salas nacionais.

Evocations conta com 7 composições autorais, gravadas à distância durante a pandemia em 2020 e tem cerca de 25 artistas envolvidos. Neste novo disco, onde Marco Santos gravou piano, voz e electrónica, cada tema conta com a participação especial de um músico convidado: João Frade - acordeão (PT), Diogo Duque - trompete (PT), Martin Sued - bandoneon (AR), Vasilis Stefanopoulos - contrabaixo & eletrónica (GR), Sinan Arat - voice & ney (TUR) e Rose Nocturne - poesia (NL).

Cada música é acompanhada por um videoclipe criado por um artista visual diferente: Ruben de Kemp (NL), Filipe Pereira (PT), Maria Joana Figueiredo (PT), Filipe Correia (PT), Paulo Morais (PT) e Kátia Sá (PT).

Empirical” é o 4º videoclipe de “Evocations”

"Empirical" é o quarto videoclipe de apresentação deste disco. O tema "retrata e chama a atenção aos impulsos viscerais de uma vida. Todo um conhecimento que existe para além da nossa existência, como uma sabedoria divina que cria um fluxo, um movimento no espaço e no tempo”, explica o músico.

A composição musical é de Marco Santos que interpreta também o piano e voz. Este tema conta com a participação especial do músico argentino Martin Sued, um dos mais destacados bandoneonistas, compositores e arranjadores da sua geração, com o qual Santos tem um projeto em duo: "Jangada de Pedra".

O video é da autoria de Marco Santos que desafiou nove bailarinos espalhados pelo mundo para um improviso ao som desta música, num espaço longe da metrópole.

Bailarinos:

Janice Iandritsky (AR)
Ana Borges (PT)
Ana Silva (PT)
Catarina Lopes Ribeiro (PT)

Miguel Oliveira (PT)

Na digressão de apresentação de “Evocations”, Marco Santos (composição, bateria e eletrónica) é acompanhado por Carlos Garcia (piano) e Óscar Graça (sintetizadores) com projecção visual dos videos realizados para os sete temas do disco.
O espectáculo continua a ser apresentado em várias salas nacionais:

- dia 2 de Dezembro - Cineteatro Curvo Semedo, Montemor-O-Novo
- dia 3 de Dezembro - Salão Brazil, Coimbra
- dia 7 de Dezembro - Hot Clube de Portugal, Lisboa
- dia 9 de Dezembro - Teatro-Cine, Pombal
Gressive Haki (PT)
Hélio Santos (CV)
César Fernandes (PT)
Roger Van der Poel (PT / NL)

Sem comentários: