"alla" é o nome do muito antecipado segundo longa-duração, sucessor do nacional e internacionalmente aclamado "Antwerpen".
É editado hoje pela Omnichord Records
Tour de apresentação passa por Leiria, Braga, Porto, Aveiro e Lisboa em Dezembro
instagram | youtube | spotify | facebook | website
Surma edita hoje, 11 de Novembro de 2022, o segundo disco de originais.
"alla" é um regresso poderoso que mostra Surma em criação sem fronteiras e sem rótulos - não fosse essa a palavra sueca sem género para tudo, para todos, para todas, para todes.
Depois de apresentar o single de avanço ISLET e o surpreendente vídeo que o acompanha assinado pelo Casota Collective, são hoje revelados os restantes temas que elevam a um novo patamar a intensidade, singularidade e ecletismo que Surma tem vindo a tornar seus.
A experiência que o curto mas extenso currículo tem cimentado - não fosse Surma uma das artistas nacionais mais requisitadas nacional e internacionalmente -, em conjunto com a introspecção a que a pandemia obrigou, traduz-se em "alla" numa confiança criativa inabalável. Confiança para se encontrar em temas pessoais, confiança para desbravar novos caminhos sonoros que, de tão exploratórios, se tornam familiares.
Nos 10 temas do novo álbum, Surma mergulha na percepção de si mesma, na memória, na família, nos amigos, nas suas referências artísticas, e exalta a vida, com os seus altos e baixos, com as suas alegrias e os seus escapes. Fá-lo intensa e livremente, sem géneros ou estilos, celebrando o impulso e a certeza que sempre teve, e continua a ter, em assumir a sua identidade.
Esta vertiginosa mas terna viagem autobiográfica só poderia ser feita rodeada de grandes amizades como Rui Gaspar, músico e produtor, cúmplice de sempre. Já Pedro Marques, Cabrita, Victor Torpedo, Selma Uamusse, Ana Deus, João Hasselberg, Pedro Melo Alves, noiserv, Ecstasya, Joana Guerra e Angelica Salvi são em "alla", mais que convidados, são inspiração essencial para o universo da prolífica compositora, intérprete, produtora e performer.
Como são todos e todas que a ouvem, que com os seus temas se identificam, ora descendo aos mais escuro dos sentimentos, ora abrindo-se à mais iluminada joie de vivre.
alla de Surma tem edição da sua casa de sempre - a Omnichord Records - e é uma ode à auto-determinação que continua a catalogar de incatalogável o trabalho de uma artista ímpar.
Disponível a partir de hoje nas plataformas digitais [link].
CONCERTOS DE APRESENTAÇÃO
"alla" vai ser apresentado, em Dezembro, em cinco concertos. Em palco, pela primeira vez em formato trio, Surma assume uma nova persona e faz-se acompanhar de João Hasselberg, Pedro Melo Alves, deixando portas abertas a mais amigos e convidados. A festa começa em casa na cidade de Leiria para seguir por Braga, Porto, Aveiro, terminando em Lisboa.
06 de Dezembro - Leiria - Teatro José Lúcio da Silva
10 de Dezembro - Braga - gnration
11 de Dezembro - Porto - Novo Ático (Coliseu)
16 de Dezembro - Aveiro - Gretua
17 de Dezembro - Lisboa - Culturgest
Sem comentários:
Enviar um comentário