quarta-feira, 30 de novembro de 2022

SILENTIDE APRESENTA SINGLE DE ESTREIA





















Silentide apresenta o single de estreia "Uncertainty":

Silentide, projeto a solo de João Freitas, apresenta-se com “Uncertainty”, um single que antecede o álbum de estreia marcado para o início de 2023.

João Freitas, músico e produtor portuense, lança o primeiro single do novo projeto a solo assinando como Silentide. Após afirmar-se como guitarrista e membro fundador da banda Balter Youth, Silentide projeta João Freitas num papel de experimentação multifacetada, desde vozes a sintetizadores, teclados, guitarra e baixo.

Apesar de João Freitas se multiplicar neste projeto, “Uncertainty” revela uma obra de colaboração com diversos músicos, destacando o dueto de vozes com Teresa Sarmento (Nile Valley), ou o dueto de cordas protagonizado por Geraldo Gomes, no violoncelo, e Rita Carreiras, na viola d’arco. “Uncertainty” é um tema de crescente tensão inspirado, nas palavras do artista, nas “ansiedades que uma pessoa experiencia quando lida com as relações humanas”. Rematado por um final protagonizado pelo dueto de cordas, Silentide dissipa a tensão da incerteza com uma flutuante e esperançosa conclusão de que, não podendo escapar a este mar incerto, mais vale mergulharmos nele.

O novo single está disponível nas várias plataformas de streaming e faz-se acompanhar por um visualizer no YouTube.

SILENTIDE BIO

Silentide é o projeto a solo de João Freitas, músico e produtor natural do Porto. O artista começou o percurso musical na guitarra clássica aos 13 anos, mas apenas aos 21 decidiu abraçar a música como via profissional.

Após anos de experiência como guitarrista na banda Balter Youth (com um aclamado álbum de estreia em 2020), João Freitas embarcou no mundo da produção musical com uma licenciatura na ESMAE (Porto), culminando na abertura de um estúdio de gravação (Estúdio Cedofeita), onde gravou e produziu o álbum de estreia, com lançamento previsto para 2023.

Influenciado por artistas como Thom Yorke, Josin ou First Breath After Coma, a música de Silentide é uma combinação de guitarras e vocais Indie-Rock com sons e sampling da Eletrónica e do Ambience.

Sem comentários: