terça-feira, 29 de novembro de 2022

VINIL DE NOVO DISCO DE SEBASTIÃO ANTUBES & QUADRILHA





















Se Quadrilha é sinónimo do melhor que se faz na música folk e popular portuguesa, há mais de 30 anos, a criatividade e sensibilidade de Sebastião Antunes leva-o a querer reinventar-se constantemente, procurando novos caminhos e trilhos musicais. É assim que surge DIA SIM, o mais recente disco do cantautor, editado em Maio deste ano, e agora, desde o dia 25 de Novembro, também à venda em formato vinil.

Afastando-se do folk e aproximando-se ao pop actual, DIA SIM não é apenas mais um disco de Sebastião Antunes, na sua prolífica discografia, mas antes uma nova e fresca brisa sonora na sua musicalidade, que continua a abordar, com o seu estilo único e inconfundível, importantes questões que são do nosso quotidiano.

«Desde o princípio da década de 90 do século passado que a Quadrilha anda por aí liderada por Sebastião Antunes, autor para quem a música toda se encontra e cruza na sua imaginação multifacetada e na sua sensibilidade desperta.

E acontece que há dias assim. Dias em que nos encontramos com tudo, ou quase, que o seu talento de músico e a sua dimensão de criador de histórias cantadas se revelam e nos convocam. Ouça-se o seu mais recente disco com a atenção possível nestes dias de tantas tormentas e, com Sebastião Antunes, partamos em viagem por diversos cenários, aqui pontuados pela elegância da abordagem ("De mágoa na mão", por exemplo), mais além inquietados pela forma como maltratamos o meio envolvente ("Fiscal do Paraíso" é um grito de alerta), depois embalados pela delicadeza de uma "Valsa Tímida". E podia continuar por aí fora a desvendar a essência de um trabalho que é tudo menos a criação de um "Coração Digital".

Por isso digo e insisto que há dias assim, nem todos a deixarem rasto na nossa memória, é certo, os chamados dias não. Mas depois lá vem outro, luminoso como este, que é sem dúvida um Dia Sim.» | Armando Carvalhêda

Sem comentários: