sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

ANTÓNIO CHAINHO COMPLETA 85 ANOS DE VIDA














Ao longo dos seus 58 anos de carreira, António Chainho tornou independente e levou aos cinco continentes um dos mais sonantes símbolos da cultura portuguesa. Hoje, celebra 85 anos de uma vida singular. A sua próxima viagem começa já amanhã, no Alentejo, onde tudo começou.

António Chainho, considerado pela revista Songlines “um dos 50 músicos mais influentes da world music” celebra hoje 85 anos de vida. E como para este artista singular em todo o mundo, a vida não para, inicia amanhã, em Reguengos de Monsaraz a tournée de um novo espetáculo que tem o nome do seu próximo disco, O Abraço da Guitarra, décimo trabalho de originais, cujo lançamento está previsto para dia 30 de março, no Museu do Fado, em Lisboa.

Puramente instrumental, para além de temas originais e inéditos, o novo disco apresenta-se como tributo aos guitarristas e compositores de fado que constituem uma referência para António Chainho, como José Nunes, Carvalhinho, Armandinho e Raul Nery.

Este novo trabalho tem como convidados José Manuel Neto, Marta Pereira da Costa, Pedro Jóia, Marco Oliveira, Francisco Vaz (jovem aluno produto da escola de guitarra António Chainho), e o quarteto de cordas Naked Lunch que acompanhará toda digressão.

Amanhã, 28 de janeiro, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, António Chainho inicia este ciclo com um espetáculo que, para além das novas composições se constitui como uma viagem pelos diferentes tempos da sua carreira, num concerto promovido pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e pela CARMIM- Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.
A tournée O Abraço da Guitarra irá passar, nomeadamente, por Arcos de Valdevez (24 de abril), Santiago do Cacém (24 de julho) e Centro Cultural de Belém (24 de novembro).

GHUDE | Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz | CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz | Museu do Fado | Sociedade Portuguesa de Autores | GDA

Apoios: RTP | Antena 1

Sem comentários: