Em dia de reis nasce HADESSA, artista emergente da música portuguesa, que lança o seu single de estreia "Fortuna" em conjunto com um videoclipe oficial realizado por Ana Ladislau e Joanna Correia. Esta é a sua primeira apresentação ao público e antecipa a edição do seu primeiro trabalho.
HADESSA promete ser a artista-sísmica que vem abalar a cena musical portuguesa em 2023. Com uma estética sumptuosa, a cantora, compositora e multi-instrumentista cria lugares imaginários com música cantada em português e que alia a uma vertente visual carregada de símbolos e referências para deleite dos nossos sentidos.
A cantautora refere: “Fiz um álbum de estreia. As minhas canções anseiam por se mostrarem ao mundo e não me faria sentido mostrar-me a mim, também, a medo. Estreio-me no esplendor que mereço, obstinada a criar um lugar na música que seja meu, à minha imagem.”
O tema "Fortuna" é esta ocupação do lugar que a artista quer criar para si mesma, é a primeira música do álbum de estreia com o mesmo nome, e define-se como prólogo de uma história. Tal como nos clássicos, é uma invocação, não à musa mas à deusa Fortuna, para que conceda os dons, em troca de devoção.
A canção, originalmente inspirada nos spirituals da América do Norte, foi produzida por Momma T, conferindo-lhe uma aura trip hop à qual foi acrescentada uma guitarra portuguesa frenética saída dos dedos de L-Capitan. A decorrência desta mistura é um hino tenso, intenso, sensual e sensorial que encapsula a persona artística de HADESSA e a eleva ao estatuto da diva pop que há muito ansiávamos ver em Portugal.
O vídeo, lançado juntamente com o single-prólogo "Fortuna", parte de uma ideia original de HADESSA. O ambiente do vídeo é, tal como o nome aponta, opulento e luxuoso, ainda que com um pendor decadente.
“A música tem um simbolismo tão forte que o vídeo não podia também deixar de o ter. Estão presentes referências culturais complexas que me definem enquanto mulher e artista: a alusão ao panteão romano, ao Rosh Hashaná, que aliás é celebrado no início do ano judaico com vinho e romãs, aos rituais do dia de reis, daí a escolha desta data para a estreia. Na concepção dos ambientes, inspirei-me em três quadros de Josefa de Óbidos com temas católicos. Existem várias camadas de leitura". Para a artista, a reinterpretação da sua herança cultural assim como a apropriação e ressignificação de símbolos e conceitos é ponto de honra na sua estética.
"Fortuna" é a primeira canção do disco de estreia de HADESSA que será editado, de forma completamente independente, ainda no primeiro semestre de 2023.
Conheça HADESSA:
HADESSA é um novo projeto da música portuguesa. A infância passada a ouvir Fado, a juventude a descobrir as músicas tradicionais e a curiosidade pelas músicas do mundo são audíveis no seu trabalho, que não é alheio às influências blues, jazz, hip-hop, rock, pop. Cada canção é única e reflete uma faceta diferente da artista, que não se enquadra em apenas um género musical.
A música de HADESSA é o veículo das suas palavras. No princípio é o verbo e a sua mensagem. Os poemas das suas composições abrangem as inquietações e alegrias do coração e da vida, e cada canção é um planeta. Fala-nos de maternidade, sexualidade, precariedade, desigualdade e clandestinidade, mas também de abandono, relações tóxicas e doença mental em intricadas mas tangíveis fábulas. “Escrevo sobre o que conheço, o que vivo, o que observo e o que imagino. Cada capítulo da minha vida tem mil finais alternativos que me levam, na minha imaginação, porém invariavelmente, à destruição. Sinto necessidade de contemplar as possibilidades trágicas da vida para reconhecer a minha existência feliz e pacífica, como se apenas conhecendo a dor profunda, pudesse também conhecer o zénite do prazer”, diz-nos HADESSA.
Disponível em todas as plataformas
Sem comentários:
Enviar um comentário