sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

TANGERINA É O SEGUNDO TRABALHO DISCOGRÁFICO DO COLECTIVO GIRA SOL AZUL QUE SE INSPIRA NA OBRA DE ALMADA NEGREIROS


12 FEV/ CENTRO DE ARTES, ÁGUEDA
18 MAR/ CARMO81, VISEU
7 ABR/ m.O.u.C.o., PORTO

O Colectivo Gira Sol Azul apresenta o segundo trabalho discográfico inspirado no universo dos mais novos mas decididamente dirigido a todas as idades. Trata-se de Tangerina, uma viagem pelo universo da palavra feita ora prosa ora poesia num “tom de menino pequeno que está a falar com a sua mãe”.

Inspirados no livro A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros, é recuperada a metáfora da tangerina que rola de um cesto até ao mar e descobre o mundo, e com ela também todos partem à descoberta de novos lugares. Inventar o que já foi inventado é premissa deste disco que, emprestando vida e sons a palavras, apresenta um lado rock/pop como identidade aglomeradora, mas cujas composições são muito influenciadas quer pela harmonia jazz, música erudita ou música étnica. Esta fusão de estilos é uma característica permanente nos vários trabalhos que Ana Bento e Bruno Pinto têm desenvolvido enquanto dupla de músicos. “Centenário das palavras” é o 1º. single do disco Tangerina que está associado a um espectáculo homónimo.

A viagem de Tangerina começou em forma de oficina que esteve em cena na Casa da Música (Porto) ao longo de dois anos, mas com a sensação de que a viagem ainda ia a meio, Ana Bento e Bruno Pinto lançaram-se numa nova etapa com desenhos de novos arranjos sobre alguma música que já tinham criado e incluiram temas novos. Foi nessa altura que desafiaram a encenadora e coreógrafa Joana Providência a entrar na viagem e juntos exploraram novas possibilidades de apresentação do trabalho que estreou em 2020 no Teatro Viriato (Viseu) em forma de concerto onde, para além de palavras e de música, também integraram outras linguagens como vídeo, sombras e um maior cuidado com as movimentações dos corpos em palco.

O disco Tangerina vai ser editado no dia 10 de Março e inclui a participação de Luísa Antunes (violoncelo), Marcos Cavaleiro (bateria e percussão) e Xosé Miguelez (sax tenor), mas em palco, ao vivo, é uma família que dá voz ao disco: Ana Bento na voz, Bruno Pinto na guitarra e os quatro filhos (Olívia no baixo e voz, Jasmim no trompete, teclado e voz, Artur na bateria e voz e Úrsula no violoncelo, teclado e voz). Raquel Balsa assina o design gráfico a partir de ilustrações da família e o booklet que este inclui, para além das letras das músicas, apresenta aos ouvintes desafios criativos inspirados neste universo.

O Colectivo Gira Sol Azul deixa o convite aberto para se fazer parte desta festa e se deixar contagiar pela alegria e pelo sabor doce e fresco de Tangerina. Para já estão anunciadas apresentações em Águeda (12 de Fevereiro no Centro de Artes), Viseu (18 de Março no Carmo81) e Porto (7 de Abril no m.O.u.C.o.).

http://girasolazul.com/
https://www.instagram.com/gira.sol.azul/

https://www.facebook.com/girasolazulassociacao

http://www.anabento.com/

Sem comentários: