sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

MAFALDA VEIGA APRESENTA NOVO SINGLE E VÍDEO: “ESTA CANÇÃO”





















Mafalda Veiga, lança hoje um novo single com o nome de “Esta Canção”.

Juntamente com “Óscar”, single que editou no fim de 2022, a nova música integra um EP de originais que a cantora e compositora tem vindo a preparar para editar ainda este semestre e que terá o nome de “Geografia Particular”.

Conhecida por canções com as quais o público se conecta facilmente, muitas vezes pela simplicidade e verdade das emoções que retrata, Mafalda Veiga explica que “esta canção aconteceu para cumprir uma promessa: a promessa de escrevê-la antes de anoitecer. Diz-se a si própria, explica-se e desculpa-se por não ter a pretensão de ser mais nada senão uma canção, por não ir salvar o mundo, nem a cidade, nem sequer “a minha rua”. Mas, mesmo assim, enquanto vai surgindo no papel e na guitarra, descobre que afinal tem a maior das pretensões: pretende significar o “mundo” para quem foi prometida, colar-se ao seu ouvido e à sua boca e tornar-se tão sua como alguma coisa pode ser de alguém.”
E, desta forma, “tudo faz, por fim, sentido”.

O vídeo do tema “Esta Canção” parte de uma ideia original da própria Mafalda Veiga: a casa como lugar de intimidade e de criação, os seus objetos preferidos que materializam a memória e os afetos, e a tentativa de partir dessa intimidade para a procura do “outro”, dos “outros”, do mundo à sua volta que Mafalda observa através da antiga Super 8 do seu pai como quem quer poder registar e guardar cada detalhe.

André Tentúgal, que dirigiu o videoclipe para a canção “Óscar”, filmou e foi responsável pela direção e pela fotografia, Filipa Leal pegou nas imagens preferidas de Mafalda Veiga e contou a história desta canção numa montagem em que cada pormenor tem várias camadas de sentidos e de intensidade, e Tomás Baltazar (assistido pelo João Pedro Duarte) deu o toque final nos efeitos e na pós-produção, com sobreposições que pretendem simular uma linha de tempo real e outra do pensamento, dos gestos que se repetem ou se imaginam na vontade de os fazer.

Esta foi a equipa que deu vida ao conceito que a cantautora tinha para este vídeo e que, tal como a música em si, prova que “mesmo na solidão de uma casa, nenhuma canção, nenhuma vida, se escreve sozinha”, complementa Mafalda Veiga.

O novo single conta com letra e música de Mafalda Veiga, acompanhada por António Vasconcelos Dias na guitarra acústica, Rodrigo Correia na guitarra eléctrica e Miguel Casais na bateria. A produção esteve a cargo de Agir, Nelson Carvalho e da própria Mafalda Veiga.

Sem comentários: