terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

TREMOR FECHA PROGRAMA








Está fechado o programa e alinhamento da décima edição do Tremor que, este ano, decorre entre os dias 28 de março e 1 de abril. Voltando a propor um circuito multi-venue, cruzando salas de espetáculo formais, lojas e outros espaços interiores, e a descoberta da natureza açoriana, o Tremor 2023 terá palcos nas cidades de Ponta Delgada e Ribeira Grande.

Novidade anunciada hoje no campo da programação é o alinhamento completo para o programa familiar do Mini Tremor, que decorrerá na manhã de sábado 1 de abril no novo espaço que o festival ocupará nas Portas do Mar. Alinhadas estão as apresentações de Mais Alto!, um espetáculo que pretende sensibilizar as crianças para a importância da democracia, criado por Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa, Sérgio Nascimento, com comentários de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo P. Carvalho e Planeta Tangerina. Alinhadas estão ainda um conjunto de oficinas criativas pensadas pelas artistas Beatriz Brum e Margarida Andrade em torno do potencial do amor enquanto motor criativo. O acesso ao Mini Tremor é livre para portadores de bilhetes Tremor, estando ainda disponível um bilhete família no valor de 10 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos em bol.pt ou diretamente à porta.

Completando o seu trabalho de ligação com a comunidade, o Tremor integrará ainda, pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa Receitas do Baú. Uma parceria com a Vidaçor que permitirá aos frequentadores do festival experenciar a culinária e tradições de Rabo de Peixe em ambiente familiar (Na Nossa Mesa) ou num arraial (Cozinha Comunitária) a ter lugar quarta, dia 29 de março, na freguesia.

Nos nomes confirmados para os concertos, renovada aposta na diversidade que, em 2023, volta a trazer aos Açores artistas de várias gerações, géneros e espaços geográficos. No total são 37 bandas, produtor@s e djs que farão de São Miguel o epicentro para uma experiência que, ao longo de 5 dias, integra concertos em salas, performances surpresa e apresentações na natureza: Alfredo, Angel Bat Dawid, Atelineiras + Paco Piripiri, Avalanche Kaito, Banda Fundação Brasileira, Bia Maria, Chima Isaaro, COBRACORAL, Cobrafuma, Dame Area, Divide and Dissolve, Dj Fitz, Fado Bicha, Filipe Furtado, Flipping Candy, Grove, III Considered, Inês Malheiro, Kabeaushé, King Kami, Lalalar, Lander & Adriaan, Lucrecia Dalt, Lulu Monde, LYZZA & 8stars, Marina Herlop, MC Sissi & DJ Urânio, MSHR, Owen Pallett, Penelope Isles, Pongo, Tramhaus, Unsafe Space Garden, Vaiapraia, Verde Prato, ZA! & Perrate.

No campo das residências artísticas, sete projetos a não perder de vista: novo espetáculo dos Som.Sim.Zero (projeto resultante das residências de trabalho entre a ondamarela, a Associação de Surdos de São Miguel e a Escola de Música de Rabo de Peixe); o jardim comunitário proposto pela Selva Coragem (criação do Teatro do Frio); o encontro entre Angel Bat Dawid e a Banda Fundação Brasileira; a Orquestra Modular Açoriana que operará em cima de um sistema criado pelos MSHR; a proposta de banda sonora e performance das COBRACORAL para o Tremor Todo-o-Terreno; a residência EDGE a juntar artistas açorianos, cipriotas e canários; e a residência de arquitectura de Paulo Vieitas para o desenvolvimento de um palco (a estrear nesta edição) para os Tremor na Estufa.

O programa completa-se com duas exposições: Sístole de Duarte Ferreira e Renato Cruz Santos, patente no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas; e Ornitofaunia de Carolina Garfo e Lendl Barcelos, a ser exibida no Museu Carlos Machado.

A edição deste ano do Tremor conta com o apoio da Fundação Millennium bcp, parceira do programa de residências artísticas do festival, a Fundação Galp e a Galp Açores mais um ano ao lado do trabalho entre a ondamarela e a Associação de Surdos de São Miguel, e a da AC Cymbrom, S.A que potencia o programa Mini-Tremor.

A programação e alinhamento poderá ser consultada em http://www.tremor-pdl.com/.

ALINHAMENTO DIÁRIO

28 de março . Ponta Delgada
18h30 . Abertura - Selva Coragem . Quiosque Jardim Antero de Quental
21h30 . Owen Pallett . Teatro Micaelense
22h30 . Atelineiras + Paco Piripiri . Portas do Mar

29 de março . Ponta Delgada
15h00 . Tremor Todo-o-Terreno: COBRACORAL
15h00 . Inauguração - Ornitofaunia . Museu Carlos Machado
18h00 . Tremor na Estufa . Concelho da Ribeira Grande
19h00 . Receitas do Baú - Cozinha Comunitária . Casa do Espírito Santo, Rabo de Peixe
22h30 . Tramhaus . ​​Ateneu Comercial
23h45 . Dame Area . Portas do Mar
00h30 . King Kami . Portas do Mar

30 de março . Ribeira Grande
02h00 - 14h00 . Orquestra Modular Açoriana . Coral de São José
09h00 . Verde Prato . Parque Terra Nostra
15h00 . Tremor Todo-o-Terreno: COBRACORAL
18h00 . Tremor na Estufa . Concelho da Ponta Delgada
21h00 . Inauguração - Sístole . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
21h30 . Marina Herlop . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
22h00 . Lulu Monde . Mercado Municipal da Ribeira Grande
22h30 . Unsafe Space Garden . Teatro Ribeiragrandense
23h00 . III Considered . Mercado Municipal da Ribeira Grande
23h50 . Vaiapraia . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
00h30 . Kabeaushé . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
01h30 . Alfredo . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas

31 de março . Ponta Delgada
15h00 . Tremor Todo-o-Terreno: COBRACORAL
18h00 . Tremor na Estufa . Concelho da Ribeira Grande
21h00 . Apresentação Residência EDGE: Demetris Mesimeris + Neuza + Anastasia Demetriadou + Clemente Almeida + Alba Gil Aceytuno . Aula Magna da Universidade dos Açores
21h00 . Filipe Furtado . Igreja do Colégio
21h30 . Penelope Isles . Auditório Luis de Camões
22h15 . Avalanche Kaito . Solar da Graça
23h00 . ZA! & Perrate . Coliseu Micaelense
23h55 . Lucrecia Dalt . Portas do Mar
00h50 - 01h20 . Chima Isaaro . Portas do Mar
01h20 . Grove . Portas do Mar
02h00 . LYZZA & 8stars . Portas do Mar
04h00 Chima Isaaro . Portas do Mar

01 de Abril . Ponta Delgada
15h00 . Mini Tremor . Portas do Mar
17h30 . Flipping Candy . Raiz
18h00 . MSHR . Coral de São José
18h30 . Divide and Dissolve . Solar da Graça
19h00 . Inês Malheiro . Igreja do Colégio
20h00 . Angel Bat Dawid . Coliseu Micaelense
21h00 . Som.Sim.Zero . Teatro Micaelense
21h45 . Bia Maria . Auditório Luis de Camões
22h45 . Pongo . Coliseu Micaelense
23h30 . Lander & Adriaan . Portas do Mar
00:20 - 00:50 . DJ Fitz . Portas do Mar
00h50 . Lalalar . Portas do Mar
01h40 . MC Sisi & DJ Urânio . Portas do Mar
03h00 . DJ Fitz . Portas do Mar

Sem comentários: