terça-feira, 27 de junho de 2023

CRISTINA BRANCO REVELA CAPA DO NOVO ÁLBUM 'MÃE' E ANUNCIA CONCERTOS DE APRESENTAÇÃO


 

















Bilhetes já à venda:

21 OUTUBRO 2023, LEIRIA
Teatro José Lúcio da Silva

30 NOVEMBRO 2023, PORTO
Casa da Música

02 FEVEREIRO 2024, LISBOA
CCB - Há Fado no Cais

'Mãe' é o título do novo álbum de Cristina Branco com edição prevista para 22 de Setembro. Aos espectáculos de apresentação do novo álbum já anunciados para Leiria e Porto junta-se agora Lisboa. Será no dia 2 de Fevereiro no Centro Cultural de Belém, inserido no ciclo Há Fado no Cais.

Cristina Branco acaba de anunciar o título e capa do seu aguardado 18º álbum de originais, intitulado 'Mãe'. Com uma paixão incomparável pelo fado tradicional, Cristina Branco presta uma sentida homenagem a este género musical tão emblemático da cultura portuguesa. A data de lançamento está prevista para o dia 22 de setembro.

'Mãe' é uma criação musical única, na qual Cristina Branco empresta a sua voz singular e expressiva a uma variedade de autores, como tem sido a sua tradição artística. Este novo álbum oferece ao público um repertório original que nos transporta numa envolvente viagem de redescoberta e reinvenção do fado, explorando as suas profundezas emocionais e as suas nuances.

Para a produção de 'Mãe', Cristina Branco contou com a colaboração do talentoso trio com quem tem partilhado os discos e os palcos ao longo dos anos. Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Luís Figueiredo no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo são os parceiros musicais que deram vida a este trabalho, contribuindo para a sua sonoridade rica e envolvente.

"'Mãe' é o caminho de volta a casa. A verdade é que nunca me debrucei tão profundamente sobre o fado tradicional como aqui. Se é 'o' fado ou o meu fado, não sei, mas é no processo de aprendizagem e descoberta do caminho, que o disco se construiu. "

Cristina Branco

SOBRE CRISTINA BRANCO

Somando 26 anos de carreira, 17 álbuns editados e inúmeros concertos em todo o mundo, Cristina Branco é uma incontornável embaixadora da cultura portuguesa. A sua obra é um enorme contributo para a divulgação e defesa da música, da língua e dos autores portugueses. No seus discos, Cristina dá voz a diferentes gerações de autores como António Lobo Antunes, Maria do Rosário Pedreira, José Afonso, Manuela de Freitas, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Pedro da Silva Martins, Mário Laginha, Teresinha Landeiro, Jorge Cruz, Francisca Cortesão, entre muitos outros.

Em 2022, Cristina Branco percorreu a Europa em mais de 50 concertos e lançou o 'documento' (como carinhosamente gosta de lhe chamar) 'Amoras numa Tarde de Outono', fruto da sua longa colaboração com o pianista João Paulo Esteves da Silva.

É no palco que tudo se conjuga. Os concertos de Cristina Branco são conhecidos pela sua intensidade emocional e habilidade técnica, a sua interpretação ao vivo transcende a experiência musical das gravações.

Os primeiros concertos do novo álbum 'Mãe' foram já revelados. Cristina Branco actuará na Finlândia a 26 e 27 de Setembro, em Tampere e Helsínquia, respetivamente, e nos dias 29 e 30 do mesmo mês em Malmo, na Suécia. Até ao final do ano, a nova digressão passa ainda pelo Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 21 de Outubro, e pela Casa da Música, no Porto, no dia 30 de Novembro. A 5 de Janeiro do novo ano, será a vez de Hamburgo, na Alemanha.

Cristina Branco subirá ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, no dia 2 de Fevereiro, concerto incluído no ciclo Há Fado no Cais, para apresentar 'Mãe' ao público de Lisboa.

Sem comentários: