sexta-feira, 30 de junho de 2023

NIKO ESTREIA-SE COM O SINGLE "FIGURE ME OUT"



Chega hoje às plataformas digitais ‘Figure Me Out’, o primeiro single da cantora NIKO. Editada pela Warner Music Portugal, a canção foi composta pela artista em parceria com o produtor Stego e o cantor e compositor NEEV.

Para a sua estreia discográfica, a cantora inspirou-se nas sonoridades de artistas como os ABBA que, por sua vez, influenciaram várias gerações e outros artistas pop, como Britney Spears e Backstreet Boys. ‘Figure Me Out’ é acompanhada por um videoclipe realizado por Gonçalo Cardigos, com coreografia de Joana Lima e a participação de várias amigas de NIKO, entre elas a atriz Júlia Palha, que veste a pele de realizadora fictícia do vídeo, bem como de Inês Seixas, Peach e Sophia.

“A ideia do vídeo é mesmo o clichê da gravação de um videoclipe de uma estrela pop. No processo podemos ver amigas minhas a participarem e a ajudarem-me a gravar o meu primeiro clipe”, revela a artista. “Foi um dia muito especial e muito importante. Na minha visão, desde pequena, se eu me imaginasse como popstar era sempre com bolas de espelhos, holofotes, brilho, os camarins e muita dança envolvida e foi isso que quis mostrar ao máximo no vídeo”, acrescenta.

A artista alia ainda a visibilidade das suas plataformas para alertar para causas sociais ou humanitárias. Foi com esse propósito que se ligou à Encore - Music 4All, associação criada por NEEV que tem como objetivo dar acesso a instrumentos musicais a crianças de famílias carenciadas. Calema, Virgul e Blaya são alguns dos artistas ligados à mesma iniciativa. ‘Figure Me Out’ marca o início da carreira de NIKO e é o primeiro de vários singles que pretende editar em antecipação do seu EP de estreia.

Fascinada desde criança por musicais como “Grease”, “Dirty Dancing” ou “Fame”, bem como por todo o universo da Disney, por artistas como Dua Lipa, Miley Cyrus, Spice Girls ou Pussycat Dolls e a música dos anos ‘80 e ‘90, NIKO começou a gravar covers que publicava no YouTube. Por esta altura começa a ter aulas de canto, com a música brasileira também como referência, por conta da parte materna da família, oriunda do Brasil.

Licenciou-se em Media e Comunicação em Londres, pela Brunel University, e trabalhou em Marketing durante algum tempo mas, durante esse período, nunca se sentiu totalmente realizada. Só depois da pandemia percebeu qual o caminho que queria seguir. Do encontro com o produtor Stego e o cantor NEEV surgem as primeiras sessões de estúdio, em busca da identidade musical de NIKO, focada essencialmente no dance-pop e que a própria descreve como "música com boas vibrações e muita emoção e energia". Juntaram-se também a Diogo Guerra, que a apresentou a João Pedro Ruela, o atual manager de NIKO e, posteriormente, à Warner Music Portugal, responsável pela distribuição do primeiro single da cantora, ‘Figure Me Out’.

Para mais informações, por favor visite: Instagram | Youtube

Sem comentários: