Antecipando o lançamento, no próximo dia 15 de setembro, do seu terceiro álbum de longa duração, singelamente intitulado “Lusitanian Ghosts III”, o colectivo luso-sueco de cordofones edita, dia 25 de agosto, o single “September”. Gravado e misturado em fita analógica nos estúdios Clouds Hill em Hamburgo,, o single, tal como o álbum, será lançado em versões estéreo e mono.
“September” apresenta as violas regionais populares portuguesas que se tornaram na imagem de marca dos Lusitanian Ghosts, como é o caso das violas Amarantina, Campaniça e Terceirense, respetivamente interpretadas por Mikael Lundin, ToZé Bexiga e Abel Beja .
De realçar que, neste tema, a viola Campaniça, do coração português do Alentejo, recebeu um tratamento processado que reforça o facto dos Lusitanian Ghosts fazerem música sem recurso a guitarras elétricas– utilizando apenas cordofones, baixo e bateria.
Estamos, assim, perante um novo sub género de rock n´roll / alt-folk, com canções escritas, gravadas e interpretadas em antigas violas populares regionais portuguesas. Tudo isso e também as excelentes harmonias vocais, cortesia dos co-fundadores dos Lusitanian Ghosts - Neil Leyton e Mikael Lundin - proporciona uma experiência auditiva única, diferente de qualquer outra. Estranha, talvez, mas também calorosamente familiar.
Sem comentários:
Enviar um comentário