Cristina Branco apresenta esta semana o seu mais recente álbum 'Mãe' em Lisboa e em Braga. Sexta-feira, dia 2, Cristina Branco subirá ao palco do Grande Auditório do CCB, um concerto integrado no ciclo Há Fado no Cais a convite do Museu do Fado, e no dia seguinte, 3 de Fevereiro, atua em Braga no Theatro Circo. Os dois concertos terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Cristina Branco é uma embaixadora da cultura e da língua portuguesa, com 26 anos de carreira, 18 álbuns editados e inúmeros concertos por todo o mundo. O fado e a música tradicional são a sua principal raiz, mas a influência do jazz, da literatura e dos músicos com quem partilha o palco, imprimem à sua música um cariz universal.
Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Luís Figueiredo no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo são os habituais parceiros de palco que acompanham Cristina Branco ao longo desta jornada.
Editado a 22 de Setembro de 2023, o mais recente 'Mãe' movimenta-se na solenidade que envolve o fado, na magia que se encontra quando se mergulha na música mas também na emoção que as palavras traduzem, nas respirações das suas vírgulas, na intensidade dos seus silêncios. O arranque, assinalado com a primeira amostra do disco, 'Senhora do Mar Redondo', é disto exemplo perfeito, um diálogo a quatro vozes, onde as palavras de Lídia Jorge são interpretadas como se de um manto de libertação se tratassem. Em 'Mãe' Cristina Branco tem o Fado Tradicional como ponto de partida. E de homenagem.
A nível internacional e, ao longo de 2024, estão ainda previstas atuações na Alemanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, Espanha, Omã, Panamá, entre outros países.
Somando 26 anos de carreira, 18 álbuns editados e inúmeros concertos em todo o mundo, Cristina Branco é uma incontornável embaixadora da cultura portuguesa. A sua obra é um enorme contributo para a divulgação e defesa da música, da língua e dos autores portugueses. No seus discos, Cristina dá voz a diferentes gerações de autores como António Lobo Antunes, Maria do Rosário Pedreira, José Afonso, Manuela de Freitas, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Pedro da Silva Martins, Mário Laginha, Teresinha Landeiro, Jorge Cruz, Francisca Cortesão, entre muitos outros.
É no palco que tudo se conjuga. Os concertos de Cristina Branco são conhecidos pela sua intensidade emocional e habilidade técnica, a sua interpretação ao vivo transcende a experiência musical das gravações.
TOUR MÃE 2024
02 FEV LISBOA (PT) CCB - Há Fado no Cais
03 FEV BRAGA (PT) Theatro Circo
14 MAR PARIS (FR) La Seine Musicale
15 MAR BORDEAUX (FR) Opéra National de Bordeaux
22 MAR ZURICH (CH) Volkshaus
22 MAR ZURICH (CH) Volkshaus
17 ABR BILBAO (ES) BBK 01 MAI EINDHOVEN (NL) Muziekgebouw
Sem comentários:
Enviar um comentário