sexta-feira, 29 de março de 2024

NOVO SINGLE DE JOANA ALMEIDA















Créditos Carlos Amaral

“Amor escondido” Joana Almeida feat. Matheus Alcântara

A chegada da primavera traz-nos mais um lançamento da jovem e talentosa Joana Almeida. Na última sexta-feira do mês, revela-se um “Amor escondido” numa canção, que nasceu de uma parceria inesperada com o músico brasileiro Matheus Alcântara.

Depois de “Se me ouvires cantar”, editado em dezembro de 2023, a promissora artista serrana dá-nos agora a conhecer o segundo single, com uma abordagem musical completamente diferente, típico de alguém que ama o que faz e continua à procura do caminho certo, sem se preocupar com a rotulagem dos géneros musicais – porque afinal, música é música.

O amor que Joana e Matheus manifestam por esta arte é tudo menos escondido, e foi precisamente esse amor comum que os cruzou. Ambos passaram pelo programa da RTP “The Voice” (Matheus em 2021 na versão adultos e Joana em 2023 no formato kids) e as redes sociais acabaram por servir de ponto de encontro. Foi então que surgiu a ideia de procurarem, numa canção, juntar as vozes e descobrir as harmonias perfeitas para contar uma história, não necessariamente deles próprios, mas de alguém que vive à procura desse bem tão precioso que atravessa gerações e que se manifesta de inúmeras formas.

Esta música, cuja letra e os arranjos vocais foram trabalhados em parceria pelos dois artistas, retrata o sonho de encontrar o Amor verdadeiro. O amor por vezes está ao nosso lado à espera e nem sempre é compreendido! É como tudo! Gira em torno do tempo! Tempo esse que nos ensina a lidar, a nos dar e dar ao outro. Qual será a hora certa de amar? Onde estará o meu amor? Sendo o amor essa infinita descoberta, porque não dizer que está escondido? Vamos encontrá-lo numa nova pessoa? Ou reencontrá-lo na mesma? O " Amor está Escondido " nesta história, mas reencontrado, recuperado, transformado. Continuamente escondido para não perdermos a vontade de o procurar.

Tal como no primeiro single, Joana quis novamente mostrar ao mundo a beleza da sua região e o amor que sente por ela e que, não só não o quer escondido, como inclusive o quer bem presente. Optou assim por voltar a filmar o videoclip nas paisagens da Serra da Estrela, de novo com mestria e a competência do produtor e realizador Fábio Lopes, que contou com Carlos Amaral na fotografia de cena.

A composição e produção musical de “Amor escondido” ficou a cargo de Luciano Vasconcelos.

Joana Almeida, a “estrela da serra”:

Desde os sete anos que Joana Almeida, natural de Gouveia (Serra da Estrela) faz o que ama – cantar. A música está presente em quase todas as 24 horas de cada um dos seus dias.

Em 2019, conquistou o primeiro lugar na Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, que lhe conferiu o passaporte para representar Portugal no Festival Eurovisão Júnior desse mesmo ano, na Polónia, com o tema “Vem comigo”.

Dois anos mais tarde, venceu o concurso da TVI “All Together Now Kids” e, em 2022, foi finalista no programa “Uma Canção Para Ti”, também da TVI.

Mostrou-se em 2023 no palco do The Voice Kids, da RTP, com a mentoria de Áurea, escolhida por Joana após ter virado as quatro cadeiras na prova cega.

Entre várias atuações em diversos espetáculos, quer em concertos quer em teatro musical, pisou já alguns dos mais relevantes palcos do nosso país, revelando agora ao mercado musical português o segundo single e com a perspetiva de um futuro brilhante nesta arte que todos os dias lhe alimenta a alma.

Matheus Alcântara, o talento brasileiro que escolheu Portugal:

Oriundo do Estado brasileiro do Espírito Santo, Matheus Alcântara traz consigo como característica musical as variadas facetas da música popular brasileira.

Iniciou seu caminho na música tocando percussão ainda criança, influenciado pelo gosto musical da família e amigos que lhe conduziram a rodas de samba e convívios que deram origem aos seus primeiros contatos com a música. Descobriu depois os caminhos da guitarra e da voz, onde se deparou com outro universo musical que lhe acrescentou muito e inclusive lhe deu competências para iniciar o seu processo como compositor.

Ao chegar a Portugal, em 2014, continuou a dedicar-se à sua carreira, paralelamente a outros trabalhos e, em 2016, entrou para a Escola de Jazz do Braço de Prata. Em simultâneo com os seus estudos em música, Matheus foi, durante quatro anos, percussionista e back vocal da Banda Portuguesa de Afro-indie "Yagmar, tendo subido a vários palcos como Super Bock em Stock, o Fnac Live, a Festa do Avante ou o Caldas Late Night.

Em 2021, participou no programa The Voice Portugal e conquistou o seu espaço no concurso, chegando até às semifinais, tendo como mentor o Cantor e compositor Diogo Piçarra.

Com uma voz que nos leva aos diversos cantos do Brasil, Matheus Alcântara é festa, é emoção, é nostalgia, é novidade, é cantar o Brasil.

Sem comentários: