imagem de Pedro Gonçalves.
Berequias surge em Porto Santo, o primeiro LP de Inóspita.
Um tema inspirado na personagem principal do livro O Último Cabalista de Lisboa de Richard Zimler que tenta retratar, sem palavras, um judeu que caminha para uma forca que não lhe é merecida num Portugal que peca por falta de liberdade religiosa.
A este tema Inóspita junta excertos do poema As Portas que Abril Abriu de José Carlos Ary dos Santos, declamados pelo próprio, enfatizando um outro tipo de perda de liberdade, a liberdade de expressão que foi reconquistada com a força do povo e dos militares a 25 de abril de 1974.
A guitarrista apresenta-nos então Berequias Ary dos Santos captada ao vivo por Chinaskee a 12 de novembro de 2022 no Musicbox, em Lisboa e misturado e masterizado por Bernardo Fesch como uma pequena ode à liberdade que tanto merece ser louvada.
nóspita é o projeto de guitarra solo da jovem lisboeta Inês Matos.
Inês toca guitarra desde tenra idade tendo estudado na Academia de Guitarra (onde é professora desde os 16 anos). Estudou na escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. Toca com bandas desde a adolescência e é membro de projetos como Chinaskee, João Borsch e Anarchicks.
Inóspita é a procura de um compromisso com o formato da canção e de uma abordagem própria ao seu instrumento, privilegiando a narrativa melódica apenas à guitarra.
Sem comentários:
Enviar um comentário