ÁGORA volta a ocupar o Castelo de Leiria até Outubro.
São três fins-de-semana de programação multidisciplinar a dialogar com um dos ícones do património histórico-cultural da cidade, o Castelo de Leiria.
ÁGORA pretende cruzar a memória, o presente e o que há-de vir através da exploração de diversos territórios artísticos, das artes performativas à música, das artes visuais à instalação.
Entre agosto e outubro há, entre outros, concertos de Alabaster Deplume, Niño de Elche & Raül Refree, Marina Herlop, Angelica Salvi, Marta Pereira da Costa, La Familia Gitana, Julius Gabriel, residência artística das artistas Surma & Inês Condeço e mais a anunciar.
O primeiro dia de Ágora abre com o concerto de Angelica Salvi, harpista espanhola radicada no Porto desde 2011 que se dedica à improvisação e à música contemporânea, convidando o público a mergulhar numa viagem emocional e espiritual.
Já no Salão Nobre, teremos Marta Pereira da Costa, a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado, a nível mundial. Quebrando barreiras e unindo fronteiras, a artista junta as origens do Fado a diferentes estilos e sonoridades, criando o seu próprio registo.
A par da programação de música, haverá ainda propostas para os mais novos com a oficina criativa Novos habitantes do Castelo e o espectáculo Antiprincesas - Carolina Beatriz Ângelo, de Cláudia Gaiolas.
O clarinetista e multi-instrumentista Paulo Bernardino e o vibrafonista Eduardo Cardinho, ambos Leirienses, são convidados para realizar uma residência artística e apresentam “Journeys with Melodies”, no domingo, 4 de Agosto.
No espaço subterrâneo das Cisternas, a proposta de instalação artística de João da Fonseca transformará o espaço com Interfluxos, uma instalação interativa que mergulha os espectadores num universo abstrato em constante movimento e transformação. Esta obra explora a relação dinâmica entre o movimento humano e a resposta digital.
O bilhete habitual do Castelo de Leiria garante o acesso às atividades do ÁGORA, com lotação limitada à capacidade dos espaços. A compra do mesmo será feita diretamente no Castelo.
A programação para cada data será anunciada em detalhe ao longo dos próximos meses.
Para o primeiro fim-de-semana, de 3 e 4 de agosto, o alinhamento será:
3 de agosto
João da Fonseca - Interfluxos - Instalação
17h30 - Angelica Salvi - Concerto
18h30 - Marta Pereira da Costa - Concerto
19h30 - La Familia Gitana - Concerto
4 de Agosto
João da Fonseca - Interfluxos - Instalação
16h00 - Novos habitantes do Castelo - Oficina Infanto-juvenil
17h30 - Antiprincesas - Carolina Beatriz Ângelo - Teatro Infanto-Juvenil
18h30 - Paulo Bernardino & Eduardo Cardinho - Residência/Concerto
ÁGORA é um projeto cultural, que ao longo de três fins de semana, propõe um programa de música, artes performativas, instalações artísticas e ativa uma fruição e reflexão do património (i)material no seio do Castelo de Leiria.
Sem comentários:
Enviar um comentário