quarta-feira, 28 de agosto de 2024

ANTÓNIO CHAINHO DESPEDE-SE DO PÚBLICO COM DOIS MOMENTOS ESPECIAIS





















António Chainho despede-se do grande público com uma conversa, no dia 4 de Setembro, sobre “O ABRAÇO DA GUITARRA” na Casa da Comum, no Bairro Alto em Lisboa, e com o seu último concerto, “LISBOA SAUDADE” no dia 13 de Setembro, às 21h00 na Praça do Município, em Lisboa com os convidados especiais Carminho, António Zambujo, Marta Pereira da Costa e o Quarteto de Cordas Naked Lunch.

O grande embaixador da guitarra portuguesa anuncia o final de uma carreira ímpar: chegado de São Francisco da Serra, Alentejo, na década de 1960, António Chainho partiu da capital para levar a magia da guitarra portuguesa a todos os cantos do mundo.

Para assinalar o adeus aos grandes palcos, regressa à casa da saudade: o coração de Lisboa.

Da elevação da guitarra portuguesa à promoção do diálogo com outras culturas, da tradicional ligação da guitarra portuguesa ao Fado à fusão com outros géneros musicais; da colaboração com artistas consagrados à transmissão do seu legado a novos talentos, eternizado com a criação Escola da Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho em Santiago do Cacém, a obra de António Chainho é uma das mais bonitas páginas da história da cultura portuguesa dos séculos XX e XXI.

A despedida de António Chainho do grande público escreve-se, em 2024, a dois tempos.

A conversa | “O ABRAÇO DA GUITARRA” na Casa do Comum, em Lisboa
04 de Setembro,18h00
Com António Chainho, Moema Silva, Ciro Bertini e Tiago Figueiredo

O primeiro momento deste adeus emocionante é assinalado por um encontro na Casa do Comum, no Bairro Alto, no coração de Lisboa, para uma conversa com o público em torno do seu último disco “O Abraço da Guitarra". O trabalho discográfico lançado em 2023, em parceria com o Museu do Fado, reúne temas originais e inéditos, numa homenagem aos guitarristas e compositores de fado que inspiraram António Chainho ao longo de décadas. Sob o mesmo título foi lançado o livro “O Abraço da Guitarra, Histórias, Memórias de António Chainho”, da autoria da jornalista Moema Silva, com prefácio de Lídia Jorge, que será apresentado nesta sessão muito especial e emotiva.
Ao lado de António Chainho, na Casa do Comum, estarão presentes a autora da sua biografia a jornalista Moema Silva; Ciro Bertini, músico, diretor musical, produtor deste último trabalho e, acima de tudo, cúmplice de António Chainho nos últimos anos.

Juntar-se-à também a esta conversa Tiago Figueiredo, realizador do documentário que está a ser produzido sobre esta fase da vida do mestre da guitarra portuguesa, que culminará com o concerto de despedida, que terá lugar no dia 13 de Setembro.

A entrada para o a conversa à volta de "O Abraço da Guitarra" é gratuita.

O Abraço da Guitarra tem o apoio de:
CARMIM Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz | Sociedade Portuguesa de
Autores | Fundação GDA |Museu do Fado | RTP Antena 1 | Câmara Municipal de
Santiago do Cacém | Câmara Municipal de Oeiras

O concerto “LISBOA SAUDADE” 13 de setembro, 21h00
Com Carminho António Zambujo, Marta Pereira da Costa e Naked Lunch

Para esta última noite em palco, António Chainho convida, Carminho, uma das vozes contemporâneas do fado que mais admira; António Zambujo com quem sempre partilhou uma grande cumplicidade, eternizada no espetáculo inesquecível, em 2018, no Soam As Guitarras, festival do qual Chainho é o natural embaixador; Marta Pereira da Costa que participa no seu derradeiro disco, O Abraço da Guitarra (2023), e cuja carreira acompanha desde o início e com quem partilhou vários momentos em palco.

Naked Lunch, é o Quarteto de Cordas que acompanhou, em estúdio e ao vivo, o Mestre Chainho em “O Abraço da Guitarra”, numa clara expressão da sua vertente enquanto impulsionador de novos talentos e promotor da fusão entre a guitarra portuguesa e outros géneros musicais.

Com este espetáculo, António Chainho partilha também a saudade em forma de um abraço emotivo e intenso ao lado dos seus eternos cúmplices Ciro Bertini (diretor musical, baixo acústico e acordeão) e Tiago Oliveira (viola de fado).

Ficha Técnica:
António Chainho – Guitarra Portuguesa
Ciro Bertini – Direção Musical, Baixo e Acordeão
Tiago Oliveira – Viola da Fado
Produção: Ghude
Fotografia: Rita Carmo

“LISBOA SAUDADE” é um espetáculo no âmbito da programação"Lisboa na Rua"; uma iniciativa da EGEAC | Câmara Municipal de Lisboa

As ações inseridas n’O Abraço da Guitarra têm o apoio de:
CARMIM Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz | Sociedade Portuguesa de Autores | Fundação GDA |Museu do Fado | RTP Antena 1 | Câmara Municipal de
Santiago do Cacém | Câmara Municipal de Oeiras

https://ghude.com/conteudos/antonio-chainho
https://www.facebook.com/AntonioChainhoOficial
https://www.instagram.com/antoniochainho.oficial

Sem comentários: