quinta-feira, 31 de outubro de 2024

DREIA LANÇA NOVO SINGLE 'PODES PERGUNTAR'
















Com letra e música coescritas com Rita Onofre e produção de Choro, este é o segundo tema editado em antecipação ao EP de estreia da artista.

A cantora e compositora Dreia acaba de editar o novo single 'Podes perguntar'. Lançado em antecipação ao EP de estreia, este é um tema pop sobre os juízos de valor que frequentemente se fazem acerca de alguém sem procurar conhecer essa pessoa primeiro. A letra e música coescritas pela artista com Rita Onofre encerram um tom de provocação e ironia que reforça a mensagem e a produção de Choro contribui para que se entre na narrativa da canção.

Nas palavras de Dreia, “ao contrário do meu primeiro single ‘Traz o que é meu’, que é mais contemplativo e interno, a ‘Podes perguntar’ é uma canção que vem de um lugar de afirmação. É uma reação ao incómodo que senti sempre que alguém me julgou em dois segundos, sem querer ouvir-me ou conhecer-me. Considero que a imagem que criam sobre nós, sem ter sido feita qualquer tentativa de nos conhecer, não nos define".

A cantora reforça que "esta música transmite a ideia de que é mais enriquecedor parar e perguntar sobre algo que nos suscita dúvidas em alguém a essa própria pessoa, do que construir fantasias e julgamentos que se propõem a adivinhar o outro. Construímos mais pontes de ligação e entendimento quando nos abrimos ao diálogo e nos propomos a, realmente, ver as pessoas que se cruzam connosco. Não temos de adivinhar, podemos perguntar".

O visualizer ajuda a contar o resto da história através, sobretudo, da performance de Dreia. A gravação "one-shot", num take apenas, foi realizada por Diana Mendes, em torno do universo de uma bruxa provocadora e sarcástica, interpretada pela artista. A direção de fotografia é de João Afonso Vaz, a assistência de fotografia e set design estiveram a cargo de Ana Viotti e o styling e make up são de Lucas Luz.

"Para a imagem desta canção, quis trazer uma metáfora que enfatizasse o seu carácter provocador. Trouxe o universo da bruxa, tanto no som como na imagem, para alargar esta ideia de que não temos de adivinhar, podemos perguntar. Assim, no visualizer vemos uma ação contínua com alguns elementos esotéricos como o incenso, a bola de cristal e o baralho de târot", conta Dreia. "Tendo como cenário o universo desta bruxa provocadora e sarcástica, gravar o visual foi um processo exigente, uma vez que tínhamos de conseguir um só take em que todas as ações ficassem fluídas para que o vídeo pudesse apresentar este resultado", diz ainda a cantora e compositora.

'Podes perguntar' é o segundo single de Dreia e sucede a 'Traz o que é meu'. Ambas as faixas vão integrar o primeiro EP da cantora e compositora, que será editado em 2025.

Sem comentários: