sexta-feira, 28 de março de 2025

FERNANDO GIRÃO COM NOVIDADES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fernando Girão apresenta “Já Foram 50 Anos”, o primeiro single de antecipação para o seu próximo álbum, “Migalhas Cósmicas”, com lançamento agendado para 25 de abril. O tema, já disponível em todas as plataformas digitais, reflete sobre a Revolução dos Cravos e o impacto da liberdade conquistada há meio século, numa análise crítica e emotiva do percurso da democracia portuguesa. 

Com uma narrativa intensa e profundamente pessoal, “Já Foram 50 Anos” revisita o espírito de esperança e euforia vivido em 1974, quando Portugal se libertou de um regime autoritário e abriu caminho para um novo futuro. “A Revolução dos Cravos trouxe democracia, felicidade e abriu as portas de um mundo que não nos deixavam ver. Uma gigantesca sensação de liberdade invadiu radiante as vidas de milhões de homens e mulheres portugueses. Foram tempos fantásticos no seu começo…”, reflete Fernando Girão.

No entanto, o single não se limita à celebração do 25 de Abril: propõe uma leitura sobre as desilusões e desigualdades que persistem cinco décadas depois. “Os anos foram esmorecendo a euforia que sentíamos, e pouco a pouco, a ganância pelo poder foi corrompendo os ideais. A igualdade e a dignidade ainda estão longe dos que trabalham e fazem tudo crescer. Só desejamos que as promessas sejam finalmente cumpridas.”

Musicalmente, “Já Foram 50 Anos” apresenta uma sonoridade rica e envolvente, sustentada pela assinatura artística de Fernando Girão, cuja fusão entre diferentes géneros musicais continua a definir o seu percurso. A canção insere-se na estética exploratória do próximo álbum, “Migalhas Cósmicas”, um trabalho que promete desafiar convenções e mergulhar em reflexões sobre o presente e o futuro.

Composto por 11 temas, “Migalhas Cósmicas” é descrito como um álbum que “privilegia a palavra e o humanismo, sob uma base instrumental riquíssima”. Entre sonoridades de fusão jazzística, rock, world music e fado, Fernando Girão mantém o seu registo inconfundível, sem comprometer a sua identidade artística em função de tendências ou modismos.

“Já Foram 50 Anos” já se encontra disponível em todas as plataformas digitais. O álbum “Migalhas Cósmicas” será lançado no dia 25 de abril.

Sem comentários: