sexta-feira, 21 de março de 2025

MANTŪ APRESENTA SINGLE DE ESTREIA 'DEIXA DE SER CRIANÇA





















Fotografia: Mário Silva

Com letra e música da autoria de Manuel Antunes, este é o primeiro tema da nova faceta artística do finalista do The Voice Portugal 2023

mantū acaba de editar o single de estreia 'deixa de ser criança', já disponível em todas as plataformas digitais. Depois de se tornar conhecido do grande público como finalista no The Voice Portugal em 2023, na equipa de Sónia Tavares, Manuel Antunes revela agora a sua nova identidade artística. Com letra e música da autoria do próprio, a sonoridade deste primeiro tema é crua, nostálgica, melancólica e marcada pela simplicidade melódica do piano e do violoncelo.

Nas palavras de mantū, 'deixa de ser criança' "retrata o sentimento de enevoamento das memórias de uma criança que se perdeu por entre as dores de se tornar adulto. Este tema intensifica a presença de um “eu” adulto angustiado e consumido pela vontade de reavivar a felicidade do seu “eu” criança, tendo plena consciência da impossibilidade desse desejo. Sempre tive alguma dificuldade em escrever canções na minha própria língua, sobretudo pela sua sonoridade, mas esta acabou por ser bastante rápida de escrever e a letra surgiu de forma bastante intuitiva".

mantū confessa ainda que "a escolha de 'deixa de ser criança' como rampa de lançamento artístico deve-se muito ao facto de ser a primeira música que escrevi com o sentimento certo, no momento certo e que rapidamente percebi que era algo que gostaria de eternizar. Não olho para ela com o receio de 'será esta a canção certa?' porque para mim é a que mais importa neste início'”.

Focada na interpretação de mantū, a gravação de 'deixa de ser criança' foi um processo bastante natural, com o piano e a voz a serem gravados em simultâneo, num único take, quase como se de um concerto acústico se tratasse. A música faz-se apresentar por um videoclipe realizado por Tiago Carvalho, com cinematografia de André Pêga.

"Geralmente, quando crio uma canção penso logo em algo imagético. Por isso foi bastante fácil para mim desenvolver o conceito estético e visual que suporta a música", conta mantū. "Neste caso, o videoclipe explora o contraste e a dualidade de dois sujeitos que se encontram e dialogam através de uma dança. A energia e leveza infantil divergem da angústia e o peso adulto mas há uma mensagem de esperança. Porque, apesar de não podermos voltar a ser e a sentir exatamente aquilo que fomos e sentimos numa realidade tão distante, a nossa criança interior permanecerá dentro de nós e poderemos sempre encontrá-la como forma de alcançar a felicidade nesta que é a nossa versão adulta", acrescenta o artista.

'deixa de ser criança' abre as portas do universo criativo de mantū e antecede mais lançamentos do cantor e compositor previstos para o primeiro semestre de 2025.

O gosto pela música surgiu durante a adolescência de mantū, alter ego de Manuel Antunes. A sua formação musical foi sobretudo autodidata, através de vídeos que visualizava online. Posteriormente, começou a cantar para acompanhar as melodias que tocava, sempre em privado ou para a família e amigos. Está atualmente focado na formação, sobretudo em songwriting e piano.

Até terminar a faculdade, a música era uma espécie de plano B. Isso mudou em 2023, ano em que uma amiga o inscreveu no The Voice Portugal. Participar no programa de televisão foi um desafio transformador que o levou a enfrentar a timidez e a conseguir finalmente libertar-se dos medos e inseguranças que tantas vezes o travaram, reavivando em definitivo a sua paixão pela música. Depois de virar as 4 cadeiras dos mentores, alcançou a final do programa de televisão, pela equipa da mentora Sónia Tavares, e foi aí que o artista teve a certeza de que este era o seu caminho.

Inspirado pela lírica de Tom Odell, James Blake, Milhanas, Patrick Watson, Tom Rosenthal ou Valter Lobo, o cantor e compositor acredita que a música e a interpretação de um artista são tão mais bonitas quanto mais cruas. mantū veio para escrever e cantar as suas emoções e espera que cada letra que escreve seja verdade no coração de quem o ouve e sentida de forma autêntica e empática, para que ninguém se sinta sozinho e todos possam encontrar um pouco de si nas suas palavras.

A estreia discográfica de mantū acontece no início de 2025, através do single 'deixa de ser criança'. Com letra e música da sua autoria, esta é uma canção nostálgica que, segundo o artista, "retrata o sentimento de enevoamento das memórias de uma criança que se perdeu por entre as dores de se tornar adulto". 

Sem comentários: