terça-feira, 1 de abril de 2025

ANA LUA CAIANO VENCE ‘MELHOR ARTISTA SOLO’ NA 1.ª EDIÇÃO DOS FUTURAWARDS





















Créditos: Vera Marmelo.

Ana Lua Caiano ganhou ontem o prémio de Melhor Artista a Solo de 2024 na primeira edição dos FuturAwards, nova premiação musical e de outras artes nacionais promovida pela Rádio Futura.

Ontem, no último dia de março, Ana Lua Caiano juntou-se a nomes como Maria Reis, Best Youth, Máquina, Bordeira, Cara de Espelho e Rui Reininho como os primeiros grandes vencedores dos FuturAwards, uma celebração da música independente e alternativa em Portugal.

Este prémio veio na sequência do lançamento de “Vou Ficar Neste Quadrado”, primeiro LP de Ana Lua Caiano, disco considerado pela crítica nacional e internacional como um dos melhores do ano de 2024, constando em listas como a do El País (ES), The Wire Magazine (UK) ou a Triple R (AUS). Já em Portugal foi considerado o disco do ano nos tops nacionais da BLITZ e da Antena 3, constando ainda nas listas da própria Rádio Futura, mas também do Ípsilon (Público), Rimas e Batidas, Observador, Expresso, GQ Portugal, Rádio Radar, entre outros.

“Vou Ficar Neste Quadrado”, que conta com canções como “Deixem o Morto Morrer” (tema vencedor de Melhor Música nos Globos de Ouro portugueses de 2024), e “O Bicho Anda Por Aí”, subiu a diversos palcos ao longo do último ano. A tour do primeiro longa-duração contou com cerca de 80 datas por Portugal e além fronteiras, com passagem por grandes festivais nacionais (Primavera Sound, Bons Sons, Meo Kalorama) e internacionais (Eurosonic, OOAM Festival, Babel Med, Les Sud À Arles, Roskilde Fest, Mar de Musicas, Reeperbahn, Bam Festival, Tromoso World Fest, Oslo World, entre outros).

2024 marcou também a nomeação de Ana Lua Caiano nos prémios “Music Moves Europe” e a participação no canal “COLORSXSTUDIO”, numa sessão ao vivo de “Deixem o Morto Morrer”.

Já esta quinta-feira, dia 3 de abril, a artista encontra-se nomeada na 7.ª edição dos Prémios Play na categoria Prémio da Crítica, categoria que nomeia os lançamentos que mais se destacaram para a crítica e para o jornalismo musical português. Ana Lua Caiano junta-se assim a Plutónio, Capitão Fausto e Maria Reis na mesma categoria que premiou Slow J em 2024.

A cerimónia de entrega de prémios acontece a 3 de abril no Coliseu dos Recreios e tem transmissão em direto através da RTP 1.

Sem comentários: