quarta-feira, 27 de agosto de 2025

LEFT. ATUA NAS FESTAS DO MAR, EM CASCAIS, E NO FESTIVAL F, EM FARO





















Fotografia: Pedro MKK

Após ter integrado o cartaz deste ano do festival NOS Alive, LEFT. atua nas próximas edições das Festas do Mar e do Festival F, em Cascais e Faro, respetivamente. O espetáculo em Cascais acontece já a 28 de agosto, pelas 18h, no Palco Super Bock, junto à muralha da Cidadela. O cantor, compositor, músico e produtor apresenta-se no dia de abertura do evento, data que partilha com Latte, HMB e Pedro Abrunhosa.

"Estou muito entusiasmado para atuar nas Festas do Mar, no Palco Super Bock, dia 28 de agosto", afirma LEFT., que promete que o concerto "vai ser divertido e com espírito de verão".

A sul, o artista apresenta-se no centro histórico de Faro a 7 de setembro, o último dia do Festival F. Também nessa data atuam Dino D'Santiago, Pedro Abrunhosa, Julinho KSD, Nena, Rita Redshoes e os NAPA, entre outros. LEFT. sobe ao Palco Castelo, pelas 20h30.

LEFT. vai apresentar nestas duas datas um espetáculo com algum destaque para o trabalho mais recente, “Limbo”. Eleito pela Blitz/Expresso um dos "Melhores Álbuns Nacionais de 2024", este disco inclui os singles 'Pulso' com JÜRA, ‘Violento’, com L-ALI e Rossana, ‘Siga’ e ‘Volto a Ti’., que apresentou no Festival da Canção 2024.

LEFT. é o nome artístico de António Graça. Cantor, compositor, músico e produtor, só no Spotify, a sua discografia ultrapassa os 20 milhões de streams. Já trabalhou com alguns dos maiores nomes da música nacional, como Diogo Piçarra, Aurea, Rita Redshoes ou Fernando Daniel, e atuou em salas como o Musicbox, em Lisboa, e em festivais como o NOS Alive, apresentando-se, ainda este verão, nas Festas do Mar, em Cascais, e no Festival F, em Faro,

Enquanto Antony Left editou em 2017 o álbum de estreia indie-folk “Influence”. LEFT. nasceu em 2019 com uma sonoridade pop e eletrónica, audível nos singles ‘Indigo’, ‘Love’, ‘Confident’, ‘Gods Of Nothing’ e ‘Sympathize’, do aclamado álbum “Perspective”, editado em 2021.

Em 2023 lançou o EP "Pop-Snacks", composto por temas que foi partilhando em pequenos vídeos nas redes sociais, como 'Single', 'Bala' e 'Nemo', e colaborou com INÊS APENAS, em ‘Leve(mente)’, tema com rotação na Rádio Comercial e na Antena 3.

No final de 2024, LEFT. editou o terceiro álbum e o primeiro inteiramente em português, "Limbo", do qual fazem parte os singles 'Violento', com L-ALI e Rossana, com rotação na Antena 3, 'Siga', com airplay na Rádio Comercial e Antena 3, 'Volto a Ti', que apresentou no Festival da Canção 2024, e 'Pulso', com JÜRA, com rotação na Rádio Comercial e Batida FM. O disco foi considerado um dos 50 Melhores Álbuns Portugueses de 2024 para a BLITZ/Expresso, ocupando um honroso Nº 27.

Em simultâneo, LEFT. tem vindo a desenvolver o projeto AVALANCHE, , um grupo de artistas que cria música em colaboração, que editou em 2022 o álbum "VOLUME I" e, mais recentemente, singles como 'Espinho', que junta LEFT. ao rapper xtinto e à cantora Sara Megre.
Nas palavras de LEFT., “após dois álbuns em inglês, “Limbo” é o meu primeiro trabalho integralmente em português. Sinto que é um marco importante e simbólico e, ao mesmo tempo, estou a recomeçar e a experimentar algo novo. É também o meu trabalho mais vulnerável até à data. As temáticas das músicas são relacionáveis à maior parte das pessoas: insatisfação, amor, insegurança, desejo, o determinismo e o livre-arbítrio“.

O alinhamento dos concertos de LEFT. nas Festas do Mar, em Cascais, e no Festival F, em Faro, a 28 de agosto e 7 de setembro, respetivamente, vai incluir algumas surpresas e faixas do EP “Pop-Snacks”, de 2023, e do álbum “Perspective”, de 2021.

Sem comentários: