sexta-feira, 26 de setembro de 2025

MXGPU EDITAM ÁLBUM DE ESTREIA SUDDEN LIGHT

 



















A dupla celebra o novo LP com duas festas de entrada livre em Lisboa e no Porto.

Time Out Market Porto - 27 de setembro.
Casa do Capitão - 28 de setembro.

MXGPU, projeto que une os produtores e músicos portugueses Moullinex e GPU Panic, editam hoje o aguardado álbum de estreia Sudden Light, com o selo Discotexas, já disponível em todas as plataformas digitais.

O disco, que conta com onze faixas, é o culminar de anos de escrita, digressões e experimentação, muitas vezes em estúdios improvisados pelo mundo fora. Algumas canções nasceram de forma quase instantânea, como “Take Me Home”, que desde o primeiro momento se revelou tanto do público quanto do duo, outras, como “Into Flames” ou “Shout in the Dark”, exigiram meses de trabalho. O que as une é a procura de equilíbrio entre luz e sombra, emoção crua e precisão eletrónica, vulnerabilidade e poder.

Sudden Light é profundamente pessoal, mas também sobre união e comunidade. Muitas das canções foram moldadas em palco, testadas em atuações imersivas de 360º que dissolvem a linha entre artista e público. Essa experiência ensinou MXGPU a abraçar a vulnerabilidade e a repensar que a música eletrónica pode ser íntima e comunitária.

Inspirados por Suzanne Ciani, James Turrell e pela iconografia digital dos anos 90, os MXGPU cruzam performance artística, cenografia futurista e experiências sensoriais que exploram a relação entre humanidade e tecnologia. O duo tem assinado música em editoras como Crosstown Rebels, Watergate e TAU, além de remisturas para artistas como Patrice Bäumel, Xinobi e Sebastien Léger, com apoio de nomes como &ME, Adriatique e RÜFÜS DU SOL.

Mais do que um álbum, Sudden Light é uma revelação: uma interrupção luminosa que convida à presença, à conexão e à transformação. Um clarão poderoso o suficiente para mudar a forma como sentimos a música eletrónica — e, talvez, a forma como nos ligamos uns aos outros

Para celebrar este marco, o duo preparou duas festas de entrada livre, no dia 27 de setembro, às 15h00, no Time Out Market Porto, e no dia 28 de setembro, às 17h00, na Casa Capitão, em Lisboa. A entrada livre está sujeita à lotação dos espaços e os MXGPU terão ainda nestes dias o álbum em vinil disponível para compra. Durante estas celebrações, MXGPU apresentarão temas de Sudden Light em formato híbrido, acompanhados por convidados especiais. No Porto, juntam-se Beiramar, Diana Oliveira e Yizhaq; em Lisboa, Beiramar e Yizhaq assumem os DJ sets.

Sudden Light é mais do que um álbum, é uma revelação, uma interrupção luminosa que convida à presença, à conexão e à transformação e estes dois concertos são o convite para entrar nesse universo.

Sem comentários: