sexta-feira, 5 de setembro de 2025

ECOS DA CAVE DE REGRESSO COM SINGLE NOVO















Após um longo período sem criar músicas novas, os Ecos da Cave estão de regresso com um novo single. “Ser Vivo” é um hino à vida que proclamamos e um apelo à crença – não como ato de fé, mas como energia que viaja em cada um de nós, atravessa os elementos naturais e se transforma em empatia com o próximo.

"Ser Vivo” é a vida a ser celebrada. É o regresso à plenitude depois do despertar do coma. É a pulsação sentida da vida a ser resgatada, mesmo quando a agressão ou opressão não deixam o outro viver. É a vida pedida para todo o ser vivo como bem de pleno direito ou o fim da vida aceite como condição natural – e só nessa finitude pode ser entendida e assim mesmo ser celebrada.

“Ser Vivo” é ainda o manifesto sobre o direito de ser e estar no mais básico da existência de todo o ser, sem sofrer o abuso de quem, sem pudor, atropela o habitat natural de todos.

Biografia

Os Ecos da Cave surgem em Santo Tirso, em 1987. Na história da banda, para além da imensa lista de concertos, destaca-se a participação, em 1988, no 5º Concurso do Rock Rendez-Vouz, onde chegaram às meias-finais com o tema "Desejo", gravado e produzido por Zé Nabo.

O seu primeiro e único LP "As Papoilas do Campo Estéril" foi editado em outubro de 1991 pela El Tatu.

Entre 1992 e 1994, participam nas primeiras edições de vários festivais, como Festival Paredes de Coura, Ermal , Noites Ritual Rock, entre outros.

Depois de uma paragem de cerca de 23 anos, surgiu o convite do Município de Santo Tirso, em 2017, para realizarem um espetáculo de comemoração dos 30 anos da sua formação. O concerto resultou numa noite épica, que levou os integrantes do grupo a decidirem continuar a celebrar e a realizar mais apresentações.

Para assinalar esse retorno, em 2017 o grupo editou "87/2017", uma compilação de alguns dos temas já editados e outros em estreia, como "Com o Álcool" e a versão de "Vejam Bem", de Zeca Afonso. Foi produzido também um livro de comemoração dos 30 anos que incluí a gravação do concerto de 2017. 

Atualmente, encontram-se no ativo com a formação inicial e com alguns concertos ocasionais, assim como uma nova edição: o tema "Ser Vivo".

Sem comentários: