A cantora, compositora e multi-instrumentista Rita Braga apresenta “Fado Tango”, o single de avanço do seu quinto álbum, Fado Tropical, com lançamento previsto para março de 2026. Será o seu primeiro disco cantado integralmente em português, no qual atravessa os primórdios do fado, conduzindo-o a novos territórios sonoros. Um trabalho arrojado, repleto de surpresas e colaborações especiais.
Numa quase reinvenção artística, mas preservando a sua marca minimalista e singular, Rita Braga mergulha pela primeira vez no universo do fado, através de uma pesquisa de documentos históricos e gravações do princípio do século passado, e trá-lo para uma nova paisagem sonora. Inspirado numa gravação de Ercília Costa de 1930, Fado Tango resgata um tema do passado e veste-o de arranjos elegantes e cinematográficos, onde a voz e ukulele de Rita se cruzam com a marimba de Ryoko Imai, o violoncelo de Bruna Moura e o saxofone de João Cabrita. A mistura ficou a cargo de Suse Ribeiro e a masterização de Tó Pinheiro da Silva.
O single é acompanhado por um videoclip realizado por Joana Linda, no qual Rita explora a sua dimensão performativa e presta homenagem às vozes esquecidas das mulheres pioneiras do género — das cantadeiras meretrizes do século XIX às atrizes de revista das primeiras décadas do século XX.
De destacar que Rita Braga, nos últimos anos mantém uma agenda internacional intensa, com atuações recentes em países como a Alemanha, Bélgica, Polónia, Itália, Irlanda, Brasil, Reino Unido e Balcãs. Tem sido artista convidada de festivais dedicados ao ukulele, instrumento que a levou a atuar enquanto “headliner” em países como a Finlândia e Austrália. Tem tido inúmeras colaborações ao vivo e em disco, com nomes que incluem Ana da Silva (The Raincoats) e Ian Svenonius (The Make-Up).
Em novembro, Rita Braga estará em residência artística na Casa Varela, em Pombal, juntamente com Rui Reininho e Leonardo Pinto, para criar um espetáculo inédito que reunirá música, performance e elementos audiovisuais. O resultado será apresentado ao vivo no Auditório Municipal de Pombal, a 28 de novembro. Em dezembro, Rita Braga segue em digressão por França, com concertos em Bordéus, Limoges, Angoulême e Pau, onde apresentará também alguns temas do novo disco.
Reconhecida pela crítica como uma artista singular, versátil e carismática, destaca-se pela originalidade, pela fusão de épocas musicais e pela abordagem performativa.
https://ritabraga.bandcamp.com/

Sem comentários:
Enviar um comentário