segunda-feira, 10 de novembro de 2025

DISQUET MATCHES ARRANCA COM RIOT E COLETIVO GIRA





















Pré-lançamento com conversa e anteestreia de documentário decorre a 11 de novembro na Casa Capitão (Lisboa)

A agência Disquiet, em parceria com a editora MAR, apresenta o Disquiet Matches, um novo programa de residências criativas que promove colaborações entre artistas da música eletrónica e outros universos sonoros. O primeiro resultado desta série é “O Canto de Lá”, um single que une o produtor RIOT (Buraka Som Sistema, Bateu Matou) e o Coletivo Gira, o coletivo feminino e não-binário que tem dado nova vida ao samba em Lisboa.

Gravado no contexto de uma residência artística, “O Canto de Lá” funde a energia orgânica das rodas de samba com a pulsação eletrónica, num diálogo sonoro que une Brasil e África, com Portugal como elemento catalisador. O tema será lançado no dia 14 de novembro, acompanhado por um documentário inédito que será disponibilizado no YouTube na mesma data.

O pré-lançamento oficial acontece no dia 11 de novembro, às 18h00, no Sótão da Casa Capitão (Rua do Grilo 119, Lisboa), integrado na nova série de encontros Disquiet Talks. Estas conversas, mediadas por Rui Miguel Abreu, convidam artistas e público a explorar a relação entre a eletrónica e outros géneros musicais, num espaço de partilha e reflexão. Nesta primeira sessão, o público poderá conhecer os artistas, ouvir o tema em primeira mão e assistir à anteestreia do documentário, antes da sua chegada ao YouTube no dia 14 de novembro.

O Disquiet Matches prevê quatro colaborações ao longo de 2025, incluindo Xinobi & Máximo e outras ainda por anunciar, com o objetivo de expandir as práticas colaborativas e a perceção pública da música eletrónica enquanto forma artística.

Sem comentários: