quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

EVAYA PARTICIPA NO FESTIVAL DA CANÇÃO 2026 COM “SPRINT”





















Créditos: Diana Matias

EVAYA, artista que em 2024 editou o seu disco de estreia “Abaixo Das Raízes Deste Jardim”, desvenda a canção “SPRINT”, que participa na edição de 2026 do Festival da Canção.

Sobre a canção que leva a concurso, EVAYA diz-nos que “SPRINT” é o momento em que se chega à meta da decisão. “A canção nasce quando já não é possível ficar. É confusão e lucidez, apego e gratidão a percorrerem ciclos emocionais, até que a urgência de ir se torna clara.”

“SPRINT” combina a poesia onírica tão característica de EVAYA, com uma sonoridade nostálgica mas esperançosa, quase contraditória, como se tivéssemos saudade do futuro. Marcadamente electro-pop etéreo e hipnótico, com forte influência do synthwave e dream pop.

EVAYA participa no Festival da Canção 2026 sendo uma das compositoras convidadas diretamente pela RTP, desafio que aceitou de forma quase automática por ser um dos seus maiores sonhos participar deste palco tão icónico não só para a televisão, como para a cultura nacional.

Ainda antes de subir ao palco do Festival da Canção, é possível ver EVAYA ao vivo. Já no próximo dia 30 de janeiro a artista sobe ao palco da Casa Capitão, em Lisboa, uma oportunidade única de ver ao vivo o álbum “Abaixo Das Raízes Deste Jardim” e também de aceder às primeiras edições da sua versão em vinil, já que será a primeira data em que estarão disponíveis.

EVAYA é intérprete da sua própria composição e atua na primeira semifinal do Festival da Canção 2026, com transmissão em direto na RTP 1 a 21 de fevereiro. Caso esteja entre as 5 canções apuradas à final, atua novamente a 7 de março.

Biografia da autora:

EVAYA, é uma cantora, compositora, produtora e artista visual portuguesa, natural do Poceirão, no concelho de Palmela. A sua música habita no limiar entre o orgânico e o sintético, o ritual e a pop.

Estreou-se em 2020, com o EP ”INTENÇÃO”, gravado e produzido de forma independente durante a pandemia. Em 2024, lançou o seu primeiro álbum, “Abaixo Das Raízes Deste Jardim”, uma edição Saliva Diva. A sua estética desafia as convenções da canção pop, criando um território híbrido onde a natureza se dissolve no digital, entre paisagens sonoras imersivas, pulsos rítmicos envolventes e uma escrita lírica em constante mutação.

Ao vivo, EVAYA tem vindo a afirmar-se na cena independente portuguesa com atuações em festivais como NOS Alive, MIL, ID No Limits, Zigur Fest, Impulso, A Porta, Meda+, Tallinn Music Week (Estónia), entre outros. Em 2025 realizou uma tour no Brasil com apoio da DGArtes pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Em 2026, participa no Festival da Canção.

Sem comentários: