quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

JOANA ALEGRE COM SINGLE "NO BOLSO"





















O projecto POLYGLOT, a Incubadora Europeia de Intercâmbio de Canções cofinanciada pela União Europeia, estabelece um novo modelo de distribuição de música que visa criar e impulsionar êxitos na sua língua original e promover a diversidade europeia. Lançado em 2024, o modelo europeu de intercâmbio de canções conta com parceiros de 7 países e visa contrariar a hegemonia do inglês. Trata-se de um projeto apoiado pelo programa Europa Criativa e DGartes, que convida autores/compositores a testar o potencial das suas obras e, possivelmente, a levá-las a novos públicos noutros países. O projeto acompanha a tendência dos artistas locais que cantam nas suas línguas originais e visa interligar os mercados mais pequenos da Europa com o objetivo de, juntos, alcançarem uma maior resiliência. Coordenado pela Music Hungary, da Hangveto Lda., reúne parceiros de Portugal, Espanha, Itália, Polónia, Letónia, Ucrânia e Hungria.

Dentro das canções Portuguesas a serem traduzidas e lançadas lá fora encontram-se músicas de Joana Alegre, Samuel Úria, Retimbrar, A Garota Não & Luca Argel, Nástio Mosquito, Mariana Reis e Duarte, entre outros autores e compositores. No sentido inverso, a primeira canção a ser traduzida para Português é oriunda da Hungria. 

O tema “No Bolso”, interpretado por Joana Alegre é a tradução não literal do título húngaro “Szívverés” — batimento cardíaco — uma canção de sonoridade folk envolvente que nos transporta para um ambiente doméstico, quente e acolhedor. O tempo abranda em ternura, proteção e desejo lento: um peito que protege, um bolso onde se cabe, dois corpos que se abraçam. A voz respira nesse conforto macio, embalada.

“No Bolso” é uma reinterpretação em português de “Szívverés”, tema original da artista húngara Noemo. Com tradução, adaptação fonética e voz de Joana Alegre, com André Santos nas guitarras e braguinha, a canção assume um novo arranjo e uma identidade própria. Aos poucos, porém, o transe desfaz-se. Abre-se uma fenda onde o abrigo começa a sufocar, numa tensão que revela a fragilidade do romance. A ternura vira clausura e culmina no desejo de fuga que atravessa a voz — primeiro em Noemo, e agora em Joana Alegre — nesta versão de pulso mais rock, marcada pela urgência da liberdade.

Gravado e produzido no Estúdios Canoa, com mistura e masterização de Nelson Canoa, o tema " No Bolso" estará disponível a partir de 29 de janeiro nas plataformas de streaming.

Sem comentários: