Bandua, a dupla formada pelo produtor e músico Bernardo d’Addario e o músico e cantor Edgar Valente, anunciam o regresso às edições em 2026 com dois novos álbuns.
O primeiro será “BANDUA REMIXES”, uma revisita ao capítulo inicial de “Bandua” através das remisturas de sete produtores portugueses, reinterpretando vários temas do disco original e de “Pena no Peito”, single mais recente. O selo será da prestigiada editora independente britânica Earthly Measures.
A abrir caminho, saiu hoje (20 de Fevereiro), o primeiro single de remisturas, uma reinterpretação de “A Lua” pelo produtor, percussionista e baterista português Magupi (Márcio Pinto). Magupi acelera o pulso da canção original, conduzindo-a para um território mais progressivo, ancorada num kick forte e pulsante e numa linha de baixo mais densa. Uma lua com fundações emocionais e melódicas idênticas à original mas com novas camadas que acentuam o movimento e dinâmica da faixa, reenquadrando-a num contexto de pista de dança mais imersivo.
O segundo single do álbum de remisturas será uma versão drum and bass de “Macelada” produzida pelo artista Phragmant e tem lançamento previsto para 13 de Março. “BANDUA REMIXES” chegará depois na íntegra no dia 27 de Março. O artwork da capa e dos dois singles, assinado por Fábio Luzia, será também uma remistura visual da capa do original.
Mais do que simples reimaginações, as remisturas elevam a elasticidade da linguagem de Bandua. As versões sonoras desdobram-se como percursos paralelos que abrem pelo downtempo, o drum and bass, a música progressiva, psicadélica ou ambiente. Releituras que em comum trazem retrospectiva e evolução: ora revisitando as intenções originárias da dupla, ora abrindo pistas e tendências do que poderá surgir a seguir.
Em Abril será tempo de brotarem os singles de avanço de “BANDUA II”. O novo disco de originais será editado pela editora independente sueco-alemã Ajabu! Records e já tem lançamento marcado para o início de Maio
Entretanto, os Bandua preparam-se para já em Março subirem ao palco da prestigiada BABEL MUSIC EXPO, em Marselha, França, um dos mais relevantes encontros europeus dedicados às músicas do mundo e às novas linguagens sonoras. Um showcase que confirma a presença de Bandua num contexto internacional, abrindo caminho à expressão do seu universo artístico ao panorama europeu.

Sem comentários:
Enviar um comentário