sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

ESTÁ AÍ O DISCO DE EXPRESSO TRANSATÂNTICO

 












Trópico Paranóia é o novo álbum do Expresso Transatlântico Este disco nasce de um período de criação vivido entre a Serra da Estrela, a Foz do Arelho e Brotas — três lugares muito diferentes entre si, mas que acabaram por moldar o som e o universo deste trabalho.

Sentimos que os lugares onde trabalhámos este disco entraram de forma natural nas canções: no ritmo, nas texturas, e na forma como as músicas se movem.

O disco foi produzido pelo Paulo Furtado (The Legendary Tigerman). Nunca tínhamos trabalhado com um produtor antes e a escolha do Paulo foi muito importante para nós, pela pessoa que é e pela sua visão artística para este disco. Às vezes chega-se a um ponto em que é difícil ver para além daquilo que já está feito, e é aí que o trabalho de um produtor é crucial, e o Paulo entendeu aquilo que queríamos e para onde estávamos a levar este disco na perfeição. A sua escuta, visão e cumplicidade tiveram um impacto muito forte na forma como as canções cresceram.

O Trópico Paranóia é o reflexo de tudo o que estamos a viver enquanto banda e do que fomos absorvendo ao longo do caminho, dos lugares, das pessoas e do tempo. Para além disso, é também um exercício sobre a nossa relação e enquadramento individual dentro de uma sociedade em decadência.

Disponível em CD e LP, via Rastilho.

Alinhamento «Trópico Paranóia»

1 - Avalanche
2 - Trópico Paranóia
3 - Tigre da Serra
4 - Bairro Fantasma
5 - Flor Trovão
6 - Fuji ao Nevoeiro
7 - Não Pares Povo
8 - Nikita Punk
9 - Bruxa do Caramelo
10 - Coro dos Mudos
11 - Fim de Festa
12 - Canção Para a Madrugada


Sem comentários: