segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

O GAJO CELEBRA 10 ANOS COM CONCERTO NO B.LEZA


 
















Em 2026, O Gajo celebra dez anos de percurso artístico com um espetáculo especial no B.leza, em Lisboa, marcado para o dia 23 de abril. O concerto assume-se como um momento de celebração que cruza passado, presente e futuro de um projeto que nasceu em 2016 a partir da viola campaniça e que, ao longo da última década, tem vindo a expandir as fronteiras da música de raiz portuguesa.

A partir da viola campaniça, origem do projeto, o espetáculo expande-se para um universo sonoro mais amplo, integrando sanfonas, gaita de foles, cavaquinho e uma secção rítmica de excelência. Num ambiente de celebração coletiva, o repertório revisita temas marcantes da discografia d’O Gajo e apresenta músicas do álbum “Trovoada”, editado em março de 2025. O concerto contará ainda com convidados especiais, a anunciar, reforçando a dimensão humana, festiva e cúmplice desta data simbólica.

“Trovoada” continuará a ser o foco do presente ano, representando uma viragem total face ao trabalho anterior, em que João Morais atuava sozinho com a viola campaniça. Este novo espetáculo afirma-se como mais dançável, com uma energia diferente e mensagens fortes. Um encontro entre tradição e experimentação que tem vindo a ser recebido com grande entusiasmo pelo público e pela crítica.

O projeto O Gajo nasce na primavera de 2016, quando João Morais, depois de anos dedicado ao punk rock, mergulha nas raízes da música portuguesa e descobre a viola campaniça, instrumento de forte tradição cultural. Desde então, o percurso tem sido marcado por centenas de concertos em Portugal e no estrangeiro, com presença em festivais como EUROSONIC, Reeperbahn, Folk Alliance, WOMEX, Festival Imaterial, entre muitos outros, bem como por digressões no Brasil, passagens pelo Canadá, Luxemburgo, Macau, Finlândia e Japão.

Ao longo desta década, O Gajo editou “Longe do Chão” (2017), “As 4 Estações do Gajo” (2019), “Subterrâneos” (2021), “Não Lugar” (2023), “Terra Livre” (2024) e, mais recentemente, “Trovoada” (2025), um disco em formato quinteto que introduz a palavra e reforça a dimensão rítmica e coletiva do projeto. Esta inquietação constante e a exploração das potencialidades da viola campaniça valeram-lhe o prémio INATEL Award nos Iberian Festival Awards 2024, pela inovação na música popular.

O concerto de celebração dos 10 anos d’O Gajo no B.leza será, assim, um espaço para cantar, dançar e celebrar a vida, mas também para refletir sobre um mundo marcado por conflitos sociais e pela guerra, num espetáculo que reafirma a identidade de um projeto em permanente reinvenção.

O Gajo & Convidados – 10.º Aniversário realiza-se no dia 23 de abril, às 21h30, no B.leza, em Lisboa. Os bilhetes, com o preço de 10 euros, já se encontram disponíveis na Ticketline.

Sem comentários: