domingo, 14 de março de 2004

LOTO - Clinic (Alcobaça) em 13/03/04



Alcobaça estava finalmente no horizonte. Estacionamos ao pé do mosteiro. Demos uma volta para tomar café e em seguida dirigimo-nos ao Clinic. Os realizadores do Santos da Casa foram os primeiros a entrar no bar. Com o decorrer dos minutos a sala foi-se compondo e na altura que os Loto subiram ao palco já transpirava suor pelas paredes. A banda estava a tocar em casa.
Esta foi a segunda noite de apresentação do primeiro álbum da banda denominado “The Club”, que sai dia 15.
Apesar de as músicas serem novas parecia que a banda já as tocava há muito tempo. A entrega por parte dos músicos e seus convidados foi total, de tal forma que Ricardo, o vocalista da banda, no final da noite confessava ter perdido uns quilitos.
O primeiro disco da banda apresenta um conjunto de canções, que são um apelo irresistível à dança e mesmo com a sala cheia, todos abanaram o corpo. São temas que se colam a nós, com refrões fáceis e que apetecem trautear.
“The Club” traz dentro de si um conjunto de temas que cheiram abundantemente a New Order, que trazem no paladar, aqui e ali, um tempero de Happy Mondays. São referências que a banda soube tornar suas criando grandes temas com a marca Loto.
Quando recordaram o primeiro EP, os Loto criaram um grande momento ao tocarem “Good Feeling” na companhia de Gomo. A digressão que vão fazer juntos pelo país promete grandes noites.
Fica então a convicção de que os Loto já não são uma promessa, mas sim uma enorme certeza da música portuguesa.
Num ano em que as máquinas parecem querer tomar conta do homem, invadindo inúmeros cds, os Loto dominam-as de forma a que alguns elementos mais analógicos possam fazer crer que o que estamos a ver não vem tudo gravado de casa. Quase não seria preciso, pois ao vermos os músicos em palco a derramarem energia por todos os poros, outra coisa poderíamos pensar.
A noite acabava com Ricardo a saltar para o meio do público cantando novamente o single de apresentação “Back to Discos”. Rendidos, abandonamos a sala. Já na rua com o céu azul sobre as nossas cabeças descobrimos finalmente não estarmos em Manchester. O caminho de volta a Coimbra serviu para provar que isto é mesmo Portugal, e que afinal por aqui também existem bandas destas. Aida bem! A cidade do Mondego espera por vocês em Abril…

Os Loto tocaram:
1 - Intro - We don’t play computers
2 - My guitar
2 - The club
3 - Future retro
4 - So happy together
5 - A cloud
6 - Good feeling
7 - The boy
8 - Disco exotica
9 - Back to discos
10 - Celebration (celebrate baby!)
11 - Shores
12 - Back to discos

Nuno Ávila

Sem comentários: