segunda-feira, 2 de agosto de 2004

RECORDAÇÃO - HIPNÓTICA



1997

Gravam o seu primeiro trabalho, uma maquete com 8 temas, dos quais 4 seriam lançados na compilação "Change Yr. Oil" da Editora Garagem e um tema na compilação "Noise Sessions" da mesma editora. A edição seguida de diversos concertos em Lisboa (Ritz, Marquês do Rock, Feira MIX, etc) e Porto (Meia-Cave, K-MAX) atraem a imprensa e as rádios que destacam a banda em críticas e entrevistas (BLITZ, Público, DN, ANTENA3, RC, RCL, Rádio Marginal, Rádio Capital, etc).

1998

Editam o primeiro trabalho em nome próprio, o cd-ep "HIPNÓTICA" com 5 temas e lançado pela Deixe de Ser Duro de Ouvido. Críticas positivas por parte da imprensa e rádios geram convites para importantes concertos: Sudoeste Palco BLITZ, Paredes de Coura (palco principal), Queima Coimbra, Queima de Braga, EXPO 98 (palco 6), foram o destaque numa tournée em que percorrem todo o país.

1999

A banda assina contrato com EMI-VC NorteSul. O álbum de estreia "ENTER" é editado em Novembro de 1999.

Em Dezembro 1999 o jornal Público (Sons) elege "ENTER" como o melhor álbum nacional do ano e os Hipnótica como a melhor banda. O álbum também marcou presença noutras listas dos melhores do ano: DN+, Expresso (Jorge Pires), Henrique Amaro, MusicNet, Voxpop, RockLuso, revista EllE...

2000

É editado o 2º single extraído do álbum, bem como um video clip do mesmo tema "She's Afraid". O mesmo vídeo Clip viria a constar da selecção dos melhores Clips nacionais de 2000 do canal SOL música. O canal SOL música viria a destacar as melhores actuações ao vivo de 2000 entre as quais constaria o concerto dos Hipnótica no Festival Atlântico.

Os austríacos Sofa Surfers, após ouvirem o álbum "ENTER" e tecerem grandes elogios, mostram-se motivados para remisturar um tema da banda. Como resultado a música "reopen the door" é reconstruída pelos mestres do novoDub.

2001

Edição do 2º álbum de originais intitulado "DECODE" que novamente volta a figurar em diversas listas dos melhores albuns do ano: BLITZ, DN, MUSICNET, RUM, IOL.PT, RAIO X, são alguns exemplos.

António Sérgio elege "DECODE" como o melhor álbum nacional do ano. Além disso, o álbum figurou noutras listas dos melhores do ano: BLITZ, RAIO X, RUM.

O primeiro single extraído de "DECODE", "Closer", tem um vídeoclip produzido por João Pico.

2002

A banda apresenta o novo álbum com concertos por todo o país e produz um segundo single para a música "Blue Poison". O segundo vídeoclip tem a realização de Rita Nunes.

Em colaboração com a K-filmes a banda produz um espectáculo intitulado "short stories about an instant called hipnotic life" numa recriação ao vivo da banda sonora para 5 curtas-metragens que vão sendo projectados durante a actuação. O espectáculo estreia no Festival de Música Electrónica de Trancoso e posteriormente no Festival Número.

2003

Tour de apresentação do espectáculo "short stories about an instant called hipnotic life" por auditórios de todo o país.

Composição e produção do novo álbum de originais que tem a produção artística de Wolfgang Schloegl, dos austríacos Sofa Surfers. A gravação ocorre em Lisboa e as misturas em Viena, sendo que a edição prevista para Novembro deste ano, seria adiada para início de 2004.

Os Hipnótica são:

João Branco Kyron voz, letras, programações
Bernard Sushi piano Fender Rhodes, sintetizadores
António Watts bateria, udo
Sergue baixo, contrabaixo

IN http://www.hipnotica.net/

Sem comentários: