terça-feira, 2 de maio de 2006

MARIA ANA BOBONE ESTREIA-SE A SOLO




«Nome de Mar» marca estreia a solo da fadista portuguesa


Maria Ana Bobone na Casa da Música


Domingo, 07 de Maio


Ricardo Rocha guitarra portuguesa
Artur Caldeira viola
Firmino Neiva viola baixo


22h00 Sala 2 10€

A fadista Maria Ana Bobone apresenta o seu primeiro disco a solo no dia 07 de Maio, domingo, na Sala 2 da Casa da Música. A partir das 22 horas, o público tem a oportunidade de ouvir os temas de Nome de Mar, num concerto que conta com a participação de Ricardo Rocha (guitarra portuguesa), Artur Caldeira (viola) e Firmino Neiva (viola baixo).

Depois de dois trabalhos com Ricardo Rocha e João Paulo Esteves da Silva, a jovem fadista estreia-se a solo com Nome de Mar, um álbum que cruza as fronteiras do tradicional e do erudito.

Neste registo, a fadista interpreta alguns temas do repertório clássico do fado,como Fado Lisboeta, Fado da Sina, Súplica e Senhora do Monte, criados por Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Carlos Ramos e Alfredo Marceneiro, respectivamente. Deste disco fazem também parte poemas inéditos, de Miguel Torga, Pedro Homem de Mello, Armando da Câmara Rodrigues, Gabriel de Oliveira e Fernando Pessoa, e ainda Meu Nome é Nome de Mar, da autoria de Manuel Alegre, com música de João Braga, que assina mais dois fados.

Natural da cidade do Porto, Maria Ana Bobone começou a estudar piano aos sete anos, tendo mais tarde ingressado no Conservatório Nacional. Incentivada por João Braga, dedicou-se ao canto e interpretou fado em concertos em Portugal e no estrangeiro. Maria Ana Bobone é autora dos arranjos das suas composições e, para além de cantar fado, interpreta também música religiosa, como solista em vários coros.

Do currículo de Maria Ana Bobone, destaca-se a nomeação para os Globos de Ouro, em 1997, e a participação nos registos Alma Nova em 1994, com Miguel Capucho e Rodrigo da Costa Félix, Luz Destino em 1996, com Ricardo Rocha e João Paulo Esteves da Silva, e Senhora da Lapa e 100 anos de Fado, em 2000.

Sem comentários: